sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Vamos preparar um Natal Cristão


Estimados Diocesanos! Neste domingo, iniciamos o tempo de Advento, em preparação à celebração da solenidade do nascimento do Senhor Jesus, o Natal. Por isso, tomo a liberdade de fazer um convite a todos, pais, mães, avós, jovens e crianças, para prepararmos a nossa casa interior, o coração, o ambiente da casa que habitamos, o ambiente de trabalho e a nossa comunidade para esta belíssima festa cristã.

A chave para compreendermos o Natal que vamos celebrar está em nós e no modo como vamos nos preparar neste tempo de espera e esperança. O primeiro passo é preparar o ambiente onde vivemos e celebramos a nossa vida de fé com símbolos cristãos, que nos fazem recordar o Natal. Tenho a impressão, que em muitas famílias cristãs, a secularização esvaziou o espaço familiar da mística e do mistério do Natal. No lugar dos símbolos que nos falam da ternura e do amor de Deus, manifestados no amor do casal, na vida familiar, através da vinda e da vida de uma criança, nos contentamos em ter presente o símbolo do papai Noel, que expressa um forte apelo comercial e consumista, relegando ao anonimato o presente maior que a humanidade já recebeu, e nos motiva celebrarmos a cada ano, a festa do Natal, do nascimento de Jesus o Filho de Deus.  

Queridos pais, tenham no lar de vocês um símbolo cristão do Natal. Não importa qual a condição social da sua família, tenham em mente que Jesus o Filho do Deus Altíssimo, Senhor e Rei do Universo, nasceu numa gruta em Belém. Naquele local simples e precário, faltavam tantas coisas, mas não o amor que acolheu e cuidou da vida.

Advento é preparação para um encontro, aquele entre Deus e o ser humano na pessoa histórica de Jesus, aquele entre Deus e a humanidade por meio da pessoa de Jesus Cristo; aquele definitivo, no final dos tempos, com Cristo glorioso no seu retorno.

A nossa vida é tão cheia de preocupações e ocupações, que não temos tempo para vermos ou apreciarmos os sinais de esperança que Deus semeia no mundo. Para vê-los, precisamos de uma luz potente, que ilumina tudo, temos necessidade de encontrar a luz de Deus que é Jesus. Os encontros de preparação ao Natal das Dioceses do nosso Estado e a Campanha da Evangelização nos ajudam a descobrir esta luz.


Dom José Gislon

Bispo de Erexim

Nenhum comentário:

Postar um comentário