domingo, 27 de novembro de 2016

Campanha para a Evangelização 2016: "Jesus está no meio de nós".


Na preparação para a celebração do Natal, o tempo do Advento é marcado pela espera da chegada do Messias. No Brasil, este tempo litúrgico ganha especial motivação com a reflexão e o aprofundamento do compromisso dos fiéis e das comunidades com a missão da Igreja de Evangelizar propostos pela Campanha para a Evangelização (CE), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na edição deste ano, o lema escolhido é “Ele está no meio de nós”.

Criada em 1997, durante a Assembleia Geral da CNBB, e iniciada em 1998, a Campanha tem como objetivo favorecer a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação do trabalho missionário no Brasil. Tal iniciativa considera a ajuda para dioceses de regiões mais desassistidas e necessitadas. 

O objetivo da Campanha é despertar os discípulos e as discípulas missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil.

A abertura da CE é realizada na Festa do Cristo Rei, encerramento do Ano Litúrgico, este ano, dia 20 de novembro. A conclusão acontece no terceiro domingo do Advento, dia 11 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a Coleta para a ação evangelizadora no Brasil.

No texto motivacional da CE, encontra-se a seguinte explicação: “A Campanha da Evangelização deseja suscitar um renovado amor missionário nos fieis. Assim, seguindo o exemplo do Pai das misericórdias, que saiu ao encontro dos dois filhos que necessitavam de acolhimento e compreensão, todos anunciarão ao mundo que, não obstante nossas faltas e desmerecimentos, somos profundamente amados pelo Pai e podemos fazer a experiência da presença do Senhor no meio de nós". 

Inspiração 


A Campanha para a Evangelização segue o exemplo das primeiras comunidades às quais Paulo recomendava que os que têm se enriqueçam de boas obras, deem com prodigalidade e repartam com os demais (Cf. 2Cor 8-9). Sua criação foi inspirada também na experiência de católicos generosos de várias partes do mundo.  No caso dos alemães, ingleses e espanhóis, por exemplo, campanhas semelhantes angariam recursos não só para a evangelização dos seus próprios países, mas também para auxiliar projetos evangelizadores nos países mais pobres, entre os quais o Brasil.

Sob a coordenação de dom Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales (SP), uma comissão da CNBB se encarregou das primeiras edições da Campanha que posteriormente foi associada à administração da Campanha da Fraternidade. “Lentamente esta campanha vai se inserindo na tradição, motivando para os verdadeiros objetivos para os quais foi pensada: levar a Igreja a assumir sua responsabilidade missionária, a começar pelo próprio Brasil”, afirmou dom Demétrio.

Materiais


Os materiais da Campanha para a Evangelização estão disponíveis para download. Foi preparado o texto motivacional, o cartaz e a oração da CE.

O cartaz deste ano convida à reflexão do dinamismo evangelizador que nasce da experiência que a comunidade de fé faz ao contemplar, no Menino Jesus, o Emanuel, o Deus conosco. “Nele, o papa Francisco nos convida a enxergar além do que vemos, percebendo as necessidades materiais e espirituais dos filhos e das filhas da Igreja. Isso, contudo, só será possível se nos abrirmos à compreensão do ‘Emanuel’ anunciado pelo evangelista Mateus”, motiva o texto da Campanha.

Partilha 


O gesto concreto de colaboração na Coleta para a Evangelização será partilhado, solidariamente, entre as dioceses, que receberão 45% dos recursos; os 18 regionais da CNBB, que terão 20%; e a CNBB Nacional, que contará com 35% das contribuições. 

O repasse das arqui/dioceses para a CNBB Nacional deverá ser realizado preferencialmente por meio de pagamento do boleto bancário.

O endereço evangelija.com não está mais disponível para receber as doações. As doações poderão ser feitas na seguinte conta:

CONTA PARA DEPÓSITO

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Caixa Econômica Federal
Agencia 2200
Operação 003
Conta Corrente 9-0
Em caso de depósito, enviar comprovante para: financeiro@cnbb.org.br

ORAÇÃO DA CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2016 

Pai Santo,

quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo fonte de salvação para todas as nações,

a fim de que a obra do Cristo que vem continue até o fim dos tempos.

Aumentai em nós o ardor da evangelização, derramando o Espírito prometido,

e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé.

Por Cristo, nosso Senhor.

Amém!

________________________________

CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário