domingo, 27 de novembro de 2016

Igreja não são paredes mas sim pessoas?


Esse assunto de bastante controvérsia no protestantismo é um dos mais importantes tema a se ressaltar, porque os hereges, para justificarem suas falsas igrejas acabam dizendo que igreja não salva ninguém e que igreja não são as paredes mas sim os fiéis. Até certo ponto não podemos negar isso, mas onde parte a heresia então? Pois bem, a heresia consiste em afirmarem abertamente e exclusivamente que a igreja de Cristo são os fiéis.

Para que isso se enxerga, devemos olhar na própria bíblia que é a única autoridade de fé dos protestantes e ao mesmo tempo uma das autoridades de fé para os cristãos verdadeiros e filhos da virgem santa Maria, neste pequeno tópico, chamo pequeno tópico porque será rápido desmascarar os hereges, no entanto vocês devem saber que os protestantes dizem que igreja são os fiéis e não as paredes não com entusiasmo de valorizar os cristãos, mas sim para negar a veracidade do catolicismo e se apoiarem para criar um pluralismo religioso, caindo no erro de que igreja é seu coração, não importa em que igreja estejas, todas são boas e más, o que importa é seu coração. Essa é alegação de muitos falsos cristãos. Mas tudo bem, vamos ver o que o nosso salvador disse:

A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado.(Mt 6,22)

Porque não há nada escondido que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha à luz.(Mc 4,22)

No entanto, Jesus fala que a lâmpada do corpo são os olhos, desse modo os olhos devem estar bons para enxergarmos a realidade, mas infelizmente nossos queridos irmãos protestantes não têm os olhos sãos, por isso tiram o valor dos edifícios católicos para afirmarem que igreja é só os fiéis, mas o próprio Jesus disse, nada que esteja escondido que não venha a se descobrir. Entretanto, o catecismo da igreja católica afirma:

752 Na linguagem cristã, a palavra "Igreja" designa a assembléia litúrgica[a7] , mas também a comunidade local [a8] ou toda a comunidade universal dos crentes[a9] . Esses três significados são inseparáveis. "A Igreja" é o Povo que Deus reúne no mundo inteiro. Existe nas comunidades locais e se realiza como assembléia litúrgica, sobretudo eucarística. Ela vive da Palavra e do Corpo de Cristo e se torna, assim, Corpo de Cristo. (Parágrafos relacionados 1140,832,830)> (CIC 752).

O catecismo foi claro em dizer que a própria linguagem cristã, assim como a palavra igreja, designa a assembleia litúrgica, mas também a comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes. Esses três significados são inseparáveis. Ora, como são inseparáveis, como os protestantes ousam dizendo que igreja não é o que eles chamam de paredes ou edifícios, assim como o catecismo diz a comunidade local? Da para notar que esse povo não anda com o Espírito Santo de Deus. Vamos comparar: 

A própria bíblia fala de templo como comunidade local ou edifícios.

Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o Menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a seu respeito (Lc 2,27)

14Já a festa ia a meio, quando Jesus subiu ao templo e se pôs a ensinar. 15Os judeus assombravam-se e diziam: «Como é que este é letrado, se não estudou?» (Jo 7,14:15)

Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. (Lc 2,46)

12 Jesus entrou no Templo e expulsou todos os que vendiam e compravam no Templo.      Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 13 E disse: «Está nas Escrituras: "A minha casa será chamada casa de oração". No entanto, vós fizestes dela um covil de ladrões». (Mt 21,12;13).

A própria bíblia fala de templo como sendo pessoas (os cristãos)

16 Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?17 Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós. (1Cor 3,16-17)

A própria bíblia fala que o templo é o próprio corpo de Cristo

18. Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo? 19. Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias. 20. Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?! 21. Mas ele falava do templo do seu corpo.(Jo 2,18-21) 21. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. ( Ef 2,21)

Acabamos de averiguar que o templo é uma comunidade local de edifício, mas ao mesmo tempo os cristãos, assim como o próprio Cristo, formamos o próprio templo sendo ele a cabeça, entretanto, os hereges argumentam que os edifícios não são igrejas, porque para eles igreja é exclusivamente os cristãos, mas acabei de mostrar que o que eles pensam meramente em ser templo, não difere daquilo que é a igreja, porque templo é um edifício, e a igreja também, ressaltei ainda o templo como sendo os cristãos, com certeza,  a igreja também, templo como sendo o corpo de Cristo e a igreja também é, ou seja como vimos no catecismo, o sentido de igreja se toma em três significados, designando a assembleia litúrgica, mas também a comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes. Esses três significados são inseparáveis. Para tornar isso mais verídico, é só conferirmos na bíblia que a igreja não é simplesmente os cristãos, mas sim todo edifício assim como o templo.

Porém, eu quero que saibas como deves proceder na casa de Deus, esta Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. (1 Tm3,15)

De acordo com essa citação, os hereges não vão dizer que essa igreja que São Paulo fala, seja exclusivamente os cristãos, senão, não se entenderia, mas São Paulo fala da igreja como edifício e que se torna imagem de uma  assembleia litúrgica.

Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.( Mt 16,18)

Jesus aqui não está mandando Pedro construir pessoas, mas sim construir um edifício vivo, que na qual congregará todos aqueles que forem chamados e estiverem em união com ele. Portanto, outras citações é só conferirem e verão que igreja não significa só os cristãos, mas sim edifícios, o que os hereges insultam chamando de paredes.

28. Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.( 1cor 12,28)

16. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas.
17. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. (Mt 18,16-17).

Podemos desse modo ver quanta ignorância existe no protestantismo ainda hoje, no entanto algo muito fácil de entender, eles não entendem e me pergunto se entenderiam algo ainda mais difícil, porque a partir de hoje eles têm que saber que a igreja apresenta três significados assim como o templo que eles julgam ser meramente um edifício. Os três significados são: A assembleia litúrgica, também a comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes. Isso nunca podemos separar, porque seria um erro grandíssimo. Para concluir, vamos ver as igualdades postas acima acerca de templo e igreja que postarei agora.

A própria bíblia fala de igreja como 
comunidade local ou edifícios

28. Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.( 1cor 12,28)

16. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. (Mt 18,16-17).

Porém, eu quero que saibas como deves proceder na casa de Deus, esta Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. (1 Tm3,15)

Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.( Mt 16,18)

A própria bíblia fala de igreja como sendo pessoas (os cristãos)

Tomai cuidado convosco e com todo o rebanho, de que o Espírito Santo vos constituiu administradores para apascentardes a Igreja de Deus, adquirida por Ele com o seu próprio sangue.(Act 20,28)

A própria bíblia fala de igreja como sendo 
o próprio corpo de Cristo

22. E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,
23. que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.( Ef 1,22-23) pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.(Ef 5,23)

24. Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.(Col 1,24).

Portanto, vimos os três significados de templo lá por cima, e acabamos de ver os três mesmo significado de igreja, e nada pode ser descartado porque todos andam em comunhão, só existe uma igreja quando há comunhão numa localidade, liturgia universal de toda comunidade universal dos crentes. Então os protestantes nunca vão ver na bíblia, Deus dizendo em cada fiel protestante que a igreja é você próprio e não as paredes, mas sim que a igreja é a comunhão de todos os crentes reunido em assembleia e como comunidade local. Só para lembra-los que o protestantismo vive se contradizendo, quando escrevem em paredes de suas comunidades, de igreja, porque para eles igreja é simplesmente você mesmo.


Benedictus Manuel
_________________________________________
Esplendor da Verdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário