quinta-feira, 23 de julho de 2015

Como me proteger de calúnias lançadas contra a Igreja Católica?


Olá,como vai? Bem, quero saber de vocês como me proteger de calúnias lançadas contra a Igreja Católica,contra seus sacerdotes e fiéis? Já que ainda não sou um apologista e vejo homens ditos teólogos lançando heresias contra os dogmas católicos na internet (um deles é Lucas Banzoli,o qual tem uns blogs chamados 'Heresias Católicas" e "Apologia Cristã") e isso me deixa muito desconfortável pois não tenho recursos a disposição para enfrentá-lo e quero saber o que fazer diante desse quadro. Grande abraço, Pax domini. - Artur Oliveira.

Olá Artur,

Basta verificarmos as entrelinhas dos evangelhos para sabermos que é difícil evitarmos as calúnias contra a Igreja Católica. No evangelho de Mateus 10,16-26 Jesus envia seus discípulos como “ovelhas no meio de lobos” (v.16), além do mais, ao lermos o livro dos Atos dos Apóstolos percebemos que a vida dos apóstolos e, como a história comprova, a vida dos verdadeiros discípulos de Cristo nunca foi fácil, não é um “mar de rosas” do ponto de vista humano. O apóstolo Pedro, o primeiro Papa, nos diz o seguinte em I São Pedro, 4,12-14.16-19:

Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória. Se fordes ultrajados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois vós, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós. Se, porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome. Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus? E, se o justo se salva com dificuldade, que será do ímpio e do pecador? Assim também aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem as suas almas ao Criador fiel, praticando o bem.

Como observamos, as calúnias e difamações contra nós devem ser para nós motivos de alegria pois sabemos que estamos no caminho certo que é o caminho de Jesus. O reino deste mundo sempre se opôs e sempre vai se opor ao Reino de Deus. Em Mateus 5,10-12 Jesus mesmo diz nas bem-aventuranças:

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Portanto, se estamos no caminho certo é inevitável que o mundo se insurja contra nós, deste ponto de vista não há uma “proteção” no sentido de evitar que sejamos caluniados por apóstatas e até mesmo falsos cristãos. 

No evangelho de Lucas 17,1-4, Jesus nos diz:

É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos. Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás”.

Portanto, aqueles que causam “escândalos” e divisões na comunidade cristã podem um dia, se arrepender. Por isso nunca, por pior que tenham sido, devemos negar-lhes a porta da misericórdia. As portas devem sempre estar abertas para o pecador arrependido.

Ainda o apóstolo São Pedro nos diz o seguinte em 1Pd 3,13-18:

Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo. Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.

Desta forma, estes homens que se perderam na fé e espalham heresias e apostasias somadas a calúnias contra a nossa fé são “guias cegos”. Não adianta, são “incorrigíveis”, veja bem, não adianta que lhes falemos, eles não nos ouvirão, Satanás cegou-lhes os olhos e, se não formos bem preparados seremos derrubados, ainda que estejamos certos, se nos falta argumentos. A melhor coisa é os abandonarmos em suas más ações e quem sabe um dia eles caiam em si e voltem para o Senhor que eles dizem tanto defender, que o nosso preparo seja a nossa santificação na participação dos sacramentos, especialmente da eucaristia, estudando mais sobre a nossa fé para que ao sermos indagados a respeito de algum assunto possamos dar a razão da nossa fé.

É importante também que a nossa preparação seja em vista dos irmãos mais “despreparados”, que alertemos e evangelizemos os nossos, que estão conosco, afim de que não se percam nestes caminhos tortuosos.

Quanto ao Lucas Banzoli que você citou não passa de mais um com argumentos falaciosos, não é difícil encontrar quem se oponha aos seus argumentos. Recomendamos uma reflexão das seguintes matérias: Provasque Lucas Banzoli é um mentiroso sem vergonha, O"Deus" vazio ensinado por Lucas Banzoli e Refutação ao artigo do Lucas Banzoli.

Evite responder aos argumentos de hereges e apóstatas porque são guias cegos e limite-se a ajudar os irmãos mais fracos na fé, reze pela conversão dos pecadores, estas são as formas de nos preparar e proteger melhor contra os inimigos da Cruz de Cristo. Fazendo isto estaremos obedecendo ao mandato do Senhor: “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem” (Mateus 7,6).

Recomendamos ainda para aprofundamento os seguintes artigos em nosso site:






Gilberto B. Passos
Adm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário