sexta-feira, 10 de julho de 2015

Papa Francisco deixa aos pés da Virgem, na Bolívia, as condecorações que recebeu de Evo Morales.


O Papa Francisco deixou duas medalhas na Bolívia que o presidente Evo Morales lhe deu na quarta-feira, 9 julho, durante a troca de presentes no Palácio do Governo logo após a chegada do Papa ao país.

Morales entregou o prêmio mais alto da Bolívia, o Condor Andino e a Distinção Luis Espinal.

Neste segundo prêmio é a imagem de Cristo sobre a foice e o martelo que o padre jesuíta fez no início dos anos 70 e cuja réplica o presidente deu ao Santo Padre, o que gerou muita controvérsia redes sociais.

Como foi relatado pela Santa Sé, nesta manhã, o Papa celebrou a Missa na capela da residência privada do arcebispo emérito de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas.

"Depois da Missa, o Santo Padre deu à Virgem de Copacabana, patrona da Bolívia, as duas distinções conferidas quarta-feira pelo Presidente do Estado, Evo Morales, durante uma visita de cortesia ao Palácio Presidencial Paz”.

Papa Francisco disse as seguintes palavras, seguido de uma oração: “o Presidente da Nação, em um gesto de cordialidade teve a delicadeza de me oferecer duas decorações em nome do povo boliviano".

"Agradeço o carinho do povo boliviano e apreciar esta fina delicadeza do presidente e gostaria de deixar estes dois prêmios à Santa padroeira da Bolívia, à Mãe desta nobre nação para que ela lembre sempre do seu povo e também da Bolívia, a partir de seu santuário, onde ela quis que estivesse o Sucessor de Pedro e de toda a Igreja aos cuidados da Bolívia".


O Papa fez a seguinte oração:

Mãe do Salvador e nossa Mãe, tu Rainha da Bolívia, desde a altura do seu Santuário em Copacabana atende aos apelos e às necessidades de seus filhos, especialmente os pobres e abandonados, e protegidos.

Recebe como um presente do coração da Bolívia estes símbolos de afeto filial e proximidade em nome do povo boliviano que recebi como uma afeição cordial e generosa do Presidente Evo Morales Ayma, por ocasião da viagem apostólica, a quem tenho confiado à vossa solícita intercessão.

Eu rezo para que estes reconhecimentos que deixo aqui na Bolívia a seus pés, e que recordam a nobreza do voo Condor nos céus da Cordilheira dos Andes e o sacrifício célebre do Padre Luis Espinal. Eles são emblemas de amor perene e perseverante gratidão do povo boliviano à tua solícita e forte ternura.

Neste momento, eu colocaria em seu coração as minhas orações para todas as preces de seus filhos que tenho recebido nestes dias, Mãe, peço-te: escute-os!


Concede-lhe o seu alento e sua proteção, e manifesta a toda a Bolívia sua ternura de mulher e Mãe de Deus, que vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.
_________________________
ACIprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário