quarta-feira, 22 de julho de 2015

As 6 imagens mais antigas de Jesus Cristo


O Santo Sudário do Turim é o manto que segundo a tradição e dezenas de provas científicas envolveu o corpo morto do Senhor Jesus. O mesmo leva a imagem detalhada de frente e costas de um homem que foi crucificado da mesma forma que Jesus de Nazaré tal como descrevem as Escrituras. Esta é a imagem mais antiga de Jesus que se tem notícia, porém somente em 1898 se pôde contemplar pela primeira vez sua imagem em negativo no revés de uma placa fotográfica. Embora a Bíblia não dê uma descrição detalhada do aspecto físico de Jesus, desde os primeiros séculos foram feiras imagens de Cristo. Estas são seis das mais antigas que se conservam de Jesus, todas elas recolhidas pelo site Churchpop.com

1.    Grafite de Alexamenos (Séculos I ao III)

Public Domain /Wikimedia Commons/
Dominio Público /Wikimedia Commons

Esta é a representação de Jesus (embora, em tom de burla) mais antiga que existe? É uma pergunta que ainda paira sobre o grafite de Alexámenos.  A imagem está esculpida em gesso em uma parede em Roma que data entre os séculos I e III. Representa um homem diante de uma pessoa com cabeça de burro que está sendo crucificado, com a inscrição: "Alexámenos adora a Deus". Acredita-se que com este grafite caçoavam da fé de um cristão de nome Alexámenos.

O grafite foi encontrado em um muro no monte Palatino, em Roma. É considerado como a primeira representação pictórica conhecida da crucificação de Jesus. Atualmente se conserva no Museu Antiquarium Forense e Antiquarium Palatino de Roma e para alguns se trata da blasfêmia mais antiga da história.

2.    O Bom Pastor (Século III)

Public Domain / Wikimedia Commons
Dominio Público / Wikimedia Commons

A imagem "O Bom Pastor" encontra-se nas catacumbas de São Calixto em Roma e acredita-se que foi pintada ao redor do século III.

3.    A adoração dos Magos (Século III)

Giovanni Dall'Orto / Wikimedia Commons
Giovanni DALL'ORTO / Wikimedia Commons

Esta é uma imagem de uma peça de um sarcófago encontrado nos museus Vaticanos. Mostra a cena dos magos adorando o menino Jesus e data do século III.

4.    A cura do paralítico (Século III)

Public Domain / Wikimedia Commons
Domínio Público / Wikimedia Commons

Esta pintura está na parede do batistério de uma igreja antiga (abandonada por muito tempo) na Síria. Representa a história da cura do paralítico que se narra no capítulo 2 do Evangelho de São Marcos, e data de meados do século III.

5.    Cristo entre Pedro e Paulo (Século IV)

Public Domain / Wikimedia Commons
Domínio Público / Wikimedia Commons

Public Domain / Wikimedia Commons 
(Detalhe da imagem de Jesus)


Esta imagem aparece no cemitério de uma vila imperial que pertencia a Constantino e data do século IV.

6.    Pantokrator (Século VI)

Public Domain / Wikimedia Commons
Domínio Público / Wikimedia Commons


Este é o ícone mais antigo de Jesus e se encontra no Monastério de Santa Catarina no Monte Sinai.
__________________________________
Disponível em: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário