quinta-feira, 30 de julho de 2015

Nossa Senhora da Amazônia


No mundo inteiro, desde a origem do cristianismo, a devoção a Maria encontra espaços significativos. Em Lc 1,28 encontramos “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!” com esta saudação, provinda do céu, em todos os tempos, épocas, raças e culturas, as  devoções cresceram tanto em número de participantes quanto em formas de manifestações.  Portanto não é um devocionismo ocasional, mas uma verdade que tem sua origem na saudação do Anjo Gabriel e revelada nos evangelhos.

No Amazonas, a  devoção mariana está enraizada e presente na história, na cultura, na religiosidade e na espiritualidade do povo. Na cidade de Manaus encontramos inúmeras Igrejas dedicadas a Nossa Senhora e dentre elas Nossa Senhora da Conceição padroeira da cidade de Manaus venerada na Catedral Metropolitana.

As manifestações e o amor Mariano do povo amazonense tem feito crescer, dentro da Igreja, o desejo de proporcionar um espaço próprio para o cultivo e manter vivo o espírito filial à Mãe de Jesus.

Em atenção, despontou como estrela fulgurante da aurora matinal, a necessidade de construir um Santuário em honra a Nossa Senhora. O nome “NOSSA SENHORA DA AMAZÔNIA”  é algo singular, pois está presente na vida, faz parte da história,  proclama um grande amor e respeito pela Amazônia, é consequência da devoção popular e expressa um anseio existencial do seu povo. 

Oração a Nossa Senhora da Amazônia!

Maria, querida mãe de Jesus e nossa, nós te saudamos com as palavras do anjo Gabriel e de Isabel. Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita és tu entre as mulheres.

Reconhecemos tudo o que Deus por ti realizou em nosso favor. O filho de Deus se tornou Jesus ao assumir nossa natureza humana em teu seio. Tu o deste à luz, o educaste e o entregaste a fim de que ele realizasse a nossa salvação através da pregação do Reino do céu, da morte na cruz e da ressurreição ao terceiro dia.

Obrigado, Mãe, por teres aceitado o chamado do Pai do céu à maternidade divina.

Nós, habitantes desta região amazônica, pedimos tua intercessão junto a Deus Pai, Filho e Espírito Santo em favor dos povos aos quais pertencemos. Indígenas, ribeirinhos, afrodescendentes, migrantes moradores das cidades, das florestas  e dos beiradões, pedimos a graça de respeitarmos nossas diversidades e sermos nelas respeitados. Pedimos a bênção de sermos unidos por laços de solidariedade e fraternidade. Que nossas diversidades não nos separem, mas nos complementem! Que tenhamos o rosto de Deus que é um só em três pessoas.

Pedimos tua intercessão materna para que nossos rios, igarapés, florestas, várzeas e terras firmes sejam o lar  abençoado de todos os que aqui vivem. Não devastem pela cobiça desenfreada a casa que o Pai nos concedeu. Que os peixes, as aves e os animais tenham a possibilidade de conviver com os seres humanos! Mãe, tu compreendes nossas necessidades e nossos anseios. Que nesta imensa e rica Amazônia tenhamos um povo feliz por encontrar laços de amor entre todos e de todos com a natureza!

Queremos que estejas perto de nós e sejas a mãe querida dos habitantes da Amazônia. Por isso é que te saudamos com a título de Nossa Senhora da Amazônia.

Maria, mulher e mãe, peça ao Pai por nossas crianças, jovens, adultos,  idosos e famílias. Prometemos que, ao te invocarmos sempre o faremos com amor e confiança. Amém!
_____________________________________

Santuário Nossa Senhora da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário