sábado, 4 de julho de 2015

Casamento em igreja protestante é válido?


Um católico pode se casar numa igreja protestante? O casamento de fiéis que sempre foram protestantes é considerado válido pelos católicos?

Depende de quem está se casando lá. Se nenhum dos dois nunca foi católico, o casamento é válido. Mas se pelo menos um for católico (ou tiver sido), só com dispensa especial do bispo.

Vejamos por que...

Durante 16 séculos os fiéis apenas decidiam se casar, anunciavam publicamente e isso já era considerado sacramento, nem precisava de sacerdote. Depois, já casados, iam até a Igreja para receber uma bênção do sacerdote que se dirigia de forma especial à mulher, pois era ela que devia correr todos os riscos da gravidez. Ainda hoje, no ritual do matrimônio, a bênção nupcial é dirigida principalmente à mulher.

Claro que isso começou a criar confusão, com homens que tinham diversas esposas em cidades diferentes. Então, no séc. 16, usando o "poder das chaves" dado a S. Pedro, foi decidido que um casamento entre dois católicos só seria válido diante de um padre com jurisdição. E isso é assim até hoje. 

Assim, se um católico casar numa igreja protestante, não vale nada. Mas se dois protestantes que nunca foram católicos forem ao cartório e casarem, vale. Para a Igreja, estão casados. Alguém que "foi" católico é considerado sempre católico e qualquer casamento fora da Igreja não vale. Assim, se alguém tiver sido batizado na Igreja (Católica), é considerado católico para sempre e nenhum casamento fora da Igreja é tido como válido, a menos que receba uma dispensa especial do bispo chamada "dispensa de forma canônica".

Para a Igreja, toda manifestação pública de dois que nunca foram católicos e casam no cartório ou numa igreja não católica, é sacramento. Se um dos dois já foi católico, tem que casar na Igreja na frente de um padre ou então receber uma dispensa especial.


Padre Paulo Ricardo
_______________________________________

Cristo Nihil Praeponere

Nenhum comentário:

Postar um comentário