quinta-feira, 21 de abril de 2016

China: Mulher morre ao tentar impedir demolição de igreja clandestina

 
Li Jiangong, uma cristã pertencente a uma comunidade protestante clandestina em Zhumadian, província de Henan, morreu no último dia 14, ao tentar impedir que se efetivasse a demolição da igreja local.

São poucos os pormenores que se conhecem deste incidente. Jiangong e o marido, o pastor Ding Cuimei, teriam tentado impedir a demolição da igreja que servia de culto à sua comunidade, colocando-se frente ao buldózer de uma empresa contratada pelas autoridades para a destruição do edifício.

Apesar disso, foi dada ordem para a continuação dos trabalhos, o que levou a que ambos ficassem soterrados. Ding Cuimei conseguiu escapar com vida, mas a sua mulher, Li Jiangong, acabou por morrer.

A polícia terá detido os dois membros da equipe de demolição mas não foram revelados mais pormenores sobre este incidente.

A morte desta cristã ocorreu precisamente na véspera do desaparecimento de um sacerdote pertencente à chamada Igreja Clandestina, fiel a Roma.

Trata-se do padre Yang Jianwei, que pertence à comunidade católica de Anzhuang, diocese de Baoding, e que foi visto a última vez, tal como a Fundação AIS já noticiou, ao início da tarde de sexta-feira, dia 15, junto de uma zona onde se realizam habitualmente exames de condução.

Este desaparecimento provocou a inquietação junto à comunidade cristã, estando na memória de todos, ainda, a morte recente do padre Peter Wei, também pertencente à Igreja Clandestina, fiel ao Papa.

Esse caso, recorde-se, aconteceu no início de Novembro do ano passado, na cidade de Taiyuan, província de Shanxi, tendo as autoridades locais afirmando então ter-se tratado de “suicídio”. No entanto, como a Fundação AIS também então revelou, “desde logo houve quem duvidasse desta versão”.

O Padre Peter – recorde-se – desenvolvia o seu trabalho junto da Igreja Clandestina com grupos de jovens, seminaristas e leigos. Era por todos considerado como um “sacerdote estupendo”. (Fundação AIS)
____________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário