quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como a arca de Noé poderia ter contido todos os animais?


Uma questão que muitas vezes é levantada contra o cristianismo é a Arca de Noé e o dilúvio. Será que isso realmente aconteceu? Será que o dilúvio realmente cobriu o mundo inteiro? Há água suficiente na terra para cobrir toda a terra? Poderia a arca realmente suportar dois de cada espécie de animal no mundo? Embora estas perguntas possam ser intimidantes, a resposta para cada uma é um sonoro “sim”.

Deus disse a Noé em Gênesis 6,14-16. “Faze para ti uma arca da madeira duma árvore resinosa. Farás compartimentos na arca e terás de cobri-la com alcatrão por dentro e por fora. E é assim que a farás: trezentos côvados [será] o comprimento da arca, cinqüenta côvados a sua largura e trinta côvados a sua altura. Farás um tsoar [teto; ou: janela] para a arca e a acabarás até um côvado para cima, e porás a entrada da arca no lado dela; far-lhe-ás um [pavimento] inferior, um segundo e um terceiro”. De acordo com a Palavra de Deus, Noé construiu a arca. Oito pessoas entraram nela e toda a humanidade morreu no dilúvio que se seguiu.

Será que o dilúvio realmente aconteceu? Sim. Jesus disse em Mateus. 24,37-39 que o dilúvio aconteceu. Se você não pode confiar em Jesus, você não pode confiar em ninguém. Na medida em que examinamos a evidência física vemos que existem inúmeros depósitos sedimentares que sugerem um dilúvio universal em todo o mundo. Há inúmeros depósitos fósseis mundiais (a fossilização ocorre quando os organismos são enterrados rapidamente dentro de sedimentos.). Cada cultura maior tem uma lenda de dilúvio. Das mais de 200 lendas de inundação, 95% dizem que o dilúvio foi universal; 70% dizem que a sobrevivência dependeu de um barco; 66% dizem que a maldade do homem foi a causa; 88% dizem que havia uma família favorecida; 66% dizem que o remanescente foi avisado; 67% dizem que os animais também foram salvos; 57% dizem que os sobreviventes acabaram em uma montanha; 35% dizem que as aves foram enviadas; 9% dizem que oito pessoas foram salvas; e 7% mencionam um arco-íris.

Há água suficiente para inundar toda a terra? Absolutamente! Se a Terra fosse perfeitamente esférica os oceanos cobririam toda a terra por mais de um quilômetro de profundidade. O relato bíblico é que choveu por 40 dias e noites em que as comportas dos céus se abriram, bem como as fontes da terra (Gn 7,11; 8,2). Há uma teoria conhecida como a teoria da copa que afirma que nunca havia chovido sobre a terra até a época de Noé e que uma névoa regava as plantas (Gn 2,6). A teoria passa a afirmar que pode ter havido uma nuvem pesada ou camada de vapor de água sobre toda a terra e que foi esta copa de água que se tornou chuvas torrenciais durante o período de inundação. 

Será que o dilúvio cobriu toda a terra? Sim. A profundidade das águas do dilúvio é descrita em Gênesis 7,19 como abrangendo “todos os altos montes debaixo de todo o céu.” Além disso, há muitas referências na Bíblia para ele ser global: Gênesis 6,1,4-5,12,13,17,19; 7: 4,6,10,19; 8,3; 9,15. Foram 40 dias de chuva (Gn 7,12), 110 dias de inundação (Gênesis 7,24) e mais 221 dias de drenagem (Gn 8,1-5,13-14). Isso é um total de 371 dias de inundação. Isso não poderia ser uma inundação local.

A arca pôde realmente conter todos os animais do mundo? Novamente a resposta é “sim”. Mas vamos olhar para a última questão em mais detalhes. A arca levou cerca de 120 anos para construir. Noé tinha de 480 anos de idade, quando começou o trabalho e ele teve a ajuda de sua esposa, três filhos e as mulheres de seus filho. Ele provavelmente contratou pessoas locais para ajudar na construção.

As dimensões da arca tinham uma proporção de seis para um. A Arca foi seis vezes maior do que era ampla. Esta é a melhor razão para a moderna construção naval. Testes de estabilidade com modelo demonstraram que a concepção é estável para as ondas de até 200 metros de altura e que a arca poderia ter rodado de 90 graus e ainda manter-se estável.

O volume da arca era de 450 metros de comprimento por 75 metros de largura por 45 metros de altura. Isto equivale a 1.518.750 metros cúbicos e é comparável a 569 modernos vagões ferroviários. Por conseguinte, cada vagão, por comparação, seria 1.518.750 dividido por 569, ou 2.669 pés cúbicos de espaço. O tamanho médio de um animal na terra é menor do que um gato. Mas, apenas para mantê-lo seguro vamos considerar o tamanho médio de um animal como sendo uma ovelha. Um vagão de ovelhas em média contém 240 ovelhas. A capacidade da Arca seria de cerca de 569 x 240 igualando 136.560 animais daquele tamanho. No entanto, isso ainda não é exato para as nossas necessidades. Como a maioria das aves, répteis e anfíbios são muito menores, vamos dobrar a capacidade do vagão para eles. Portanto, cada um dos vagões poderia suportar 480 tipos diferentes de aves, répteis, anfíbios.

Noé teve de tomar dois ou sete de cada espécie de animal na terra. Embora não saibamos exatamente o que se entende por uma espécie bíblica, ela é geralmente considerada como animais que são férteis dentro de seus próprios grupos. Qualquer cão pode cruzar com qualquer cão, por isso, os cães são uma espécie. Só seria necessário trazer representantes de cada espécie uma vez que os pais poderiam produzir descendentes que carregariam a informação genética para todas as variações dentro de sua espécie.

Classificação                 Número de espécies                   Número de tipos na Arca

Mamíferos. . . . . . ............... . . .3,700. . . . . . . . . . ........ . . . . 3700 (poucos vivem na água).
Aves. . . . . ................. . . . . . . 8.600. . . . . . . . . . . 60.200 (sete pares de acordo com Gen. 7,3)
Répteis. . . . . . ................ . . . .6,300. . . . . . . . . ............................. . . . . . 6.300
Anfíbios. . . . . ..................... . .2,500. . . . . . . . . . . . ............................. . . 2.500
Peixes. . . . . . ................ . . . . .20,600. . . . . . . . . . ........................... . . . . .zero
Outras vidas marinhas. ...... . 192.605. . . . . . . . . ............................ . . . . .zero
Insetos. . . . . . . .................... 850.000. . . (Uma vez que os insectos são muito pequenos, e um grande número poderia ser armazenado em uma pequena área, o cálculo seria difícil.)
Total. . . . . . ................... . . . . .1,072,305. . . . . . ........................... . . . . . .72,700

O número total de mamíferos seria 3.700 vezes dois pares, que é igual a 7.400 animais. 7400 dividido por 240 = 31 vagões utilizados.

Como Gen. 7,3 diz que foram levados sete pares de todas as aves, em seguida, o total de aves seria 8.600 vezes dois pares vezes 7 ou 120.400 animais. 120.400 x 480 = 250 vagões. Os répteis e anfíbios seria 6300, mais de 2.500 ou 8.800. 8.800 vezes dois pares iguais 17.600 animais. 17.600 dividido por 480 = 37 vagões.

O número total de vagões utilizados seria 318 com um número total de animais em 145.400. Haveria 251 vagões que sobraram. Isso significa que apenas 56% da arca seria usado para armazenar os animais. Obviamente, então, o resto do espaço seria utilizado para alimentar para as pessoas e animais e quartos de dormir. Além disso, considerando que os insetos são extremamente pequenos, é facilmente concebível que poderiam ser alojados numa parte do espaço restante.

Também deve ser considerado que muitos animais podem hibernar. Além disso, predadores e presas têm sido conhecidos por viverem pacificamente juntos durante situações de estresse, como incêndio, inundação, ou um terremoto. Na Arca, o comportamento animal, provavelmente, teria sido diferente da vida diária normal. Especialistas em comportamento animal têm observado que os animais podem sentir o perigo e muitas vezes têm migrado para escapar. Talvez Deus usou seus instintos migratórios para levá-los para a Arca.

Embora isto seja apenas uma breve análise, deverá apresentar provas suficientes de que o relato da arca está, certamente, dentro do reino da possibilidade.
_____________________________________
Disponível em: Logos Apologética Cristã

Tradução: Emerson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário