sexta-feira, 10 de maio de 2013

Renovação Carismática Católica realiza Encontro Estadual de Comunicação Social



Em fase de implantação nas Dioceses do Maranhão, estruturação e planejamento da Rede de Comunicação do movimento, a Renovação Carismática Católica(RCC),  a partir do Ministério de Comunicação Social (MCS), realizará nos dias 10, 11 e 12 de maio o 1º Encontro Estadual de Comunicação Social (E-ECOM), que trará como tema “Esta é a vitória que vence o mundo: nossa fé” (I Jo 5,4b), além de palestras, oficinas e momentos de homenagem aos veículos de comunicação católicos da Arquidiocese de São Luís, o evento contará ainda com a participação do design Airton Rocha, coordenador nacional do MCS da RCC Brasil e desenvolvedor da nova logo.

 “O encontro tem três objetivos principais: refletir sobre o uso responsável da comunicação social, a começar pelo processo de evangelização moderno, mas também passando pela nossa atuação na sociedade como cidadãos; formar os comunicadores que atuam na base, inseridos nos grupos de oração carismáticos, presentes nas comunidades paroquiais e por fim,  iniciar um processo de construção da Rede de comunicação carismática, que envolverá a comunicação em suas várias vertentes, começando pela internet”, explica Virgínia Diniz, coordenadora do Ministério de Comunicação Social (MCS) da Renovação Carismática Católica do Maranhão.


O 1º E-ECOM terá participação de representantes de todas as doze Dioceses que compõem a Igreja do Estado: Bacabal, Balsas, Brejo, Carolina, Caxias, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Viana, Zé Doca e da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, sede do evento.

Entre as oficinas oferecidas estão as de “Fotografia”, ministrada por Israel De Nápoli, radialista e fotógrafo; “Lançai às Redes (Redes Sociais e Evangelização, com ênfase em fanpages)”,  com Wagner Moura, jornalista e especialista em comunicação coorporativa pela Universidade de Tuiuti de Santa Catarina; “Produção e programa de rádio”, com Adriana Duarte, radialista e ex-apresentadora do programa Jesus te Ama da RCC, transmitido pela Rádio Educadora por mais de 17 anos, além das oficinas de “Produção de Texto”, que será ministrada por Zaíra Almeida, jornalista e assessora de imprensa, membro da Comissão de Comunicação da Comunidade Católica Shalom, missão São Luís (MA).

O evento começa na sexta-feira, 10, com uma Missa às 19h30. Sábado, o encontro acontecerá das 8h às 18h, com Missa às 17h, com pedido de benção a todos os profissionais das diversas áreas da comunicação, nos veículos de inspiração católica ou não, e uma homenagem a Rede de Comunicação Católica da Arquidiocese de São Luís. No domingo, Dia da Ascensão do Senhor e data em que a Igreja comemora o 47º Dia Mundial da Comunicação Social, acontecerá das 8h às 12h. Com missa especial, às 8h, em homenagem às mães. As inscrições poderão ser feitas até o dia do evento, na sede do movimento.

O que? E-ECOM, Encontro Estadual de Comunicação, realizado pelo Ministério de Comunicação Social da RCC Maranhão.

Quando? 10, 1 e 12 de maio de 2013.

Horários? Sexta-feira, abertura do evento, às 19h30; sábado, 11/05, 8h às 18h, com missa às 17h; Domingo, 8h às 13h.

Eventos simultâneos? Novena de Pentecostes da RCC São Luís do Maranhão, dias 10 (19h30), 11 e 12 (17h), Manhã de Louvor especial Dia das Mães, dia 12/05, 8h às 10h.

Inscrições? Para os participantes de São Luís R$ 20,00/ Para os participantes de outros municípios R$ 50,00 (incluídos alimentação e hospedagem).

Informações: (98) 3246 7870/ 8124 8686/ 8148 3366, com Virgínia Diniz.



SOBRE AS OFICINAS E OS PALESTRANTES.


1-     Oficina de Produção de Texto (Zaíra Almeida)

Zaíra Almeida, graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela UFMA, pós-graduando em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa pela Universidade Gama Filho (RJ), atuação em assessora de imprensa e em mídias sociais, postulante da Aliança na Comunidade Católica Shalom em São Luís e membro do setor de Comunicação da Comunidade

Oficina Produção de Texto/ Objetivo: orientar os participantes sobre a forma de produzir textos para internet, jornais e informativos impressos e ainda, textos utilizados nas redes sociais.
Conteúdo: Impresso - lead; - linguagem religiosa e linguagem jornalística (ensinar a saber dosar as duas na escrita para os veículos religiosos); - A importância de checar informações e revisar o texto; Redes: 140 caracteres e uma mensagem (texto para twitter); Facebook e textos de interação.
O que levar? Bloco para anotações e caneta; tablet; notebook; netbook; pendrive.

2-     Fotografia -  Israel De Napoli

Israel De Napoli, radialista, fotógrafo, graduado pela Universidade Federal do Maranhão.

Objetivo: Orientar os participantes como realizar o trabalho de registro fotográfico no grupo de oração ou nos eventos, com um olhar fotojornalístico, utilizando para isso máquinas compactas.

Conteúdo: conceito de fotografia; noções de planos, ângulos, enquadramento e fotojornalismo aplicado; orientação sobre campo prático (como realizar a tarefa de fotografar eventos: dicas de posicionamentos, agilidade e postura); como armazenar, selecionar e publicar.

O que levar? Bloco para anotações e caneta; tablet; notebook; netbook; pendrive.

3-     Produção de programa de rádio  - Adriana Duarte

Adriana Duarte, radialista, ex-apresentadora do programa Jesus te Ama da RCC Maranhão.

Objetivo: orientar os participantes sobre como produzir um programa de rádio.
Conteúdo: O rádio na história da comunicação; programa de rádio: objetivo, público e linguagem; preparando script e espelho do programa; pesquisa, produção e seleção musical.

O que levar?Bloco para anotações e caneta; tablet; notebook; netbook; pendrive.


4-     Lanças às redes! Evangelização nas redes sociais  - Wagner Moura

Wagner Moura, jornalista, especialista em comunicação pela Universidade de Tuiuti, Santa Catarina.
                                            
Objetivo: orientar os participantes quanto ao uso das redes sociais para fins de evangelização.
Conteúdo: Conceito de redes; Facebook – origem e características; Fanpage – função e formas de interação; Utilizando a comunicação na vida e evangelização (perfil pessoal e perfil do grupo de oração, comunidade, pastoral ou ministério).

O que levar?Bloco para anotações e caneta; tablet; notebook; netbook; pendrive.


5-     Comunicação no grupo de oração – importância da Rede de Comunicação da RCC no Brasil.

Airton Rocha, coordenador nacional do Ministério de Comunicação Social – RCC Brasil e Virgínia Diniz, coordenadora estadual do Ministério de Comunicação Social – RCC Maranhão.

Objetivo: orientar os coordenadores de grupos de oração, ministérios, núcleos e coordenadores de comissão de comunicação, sobre a utilização da comunicação como instrumento de gestão do grupo a serviço da evangelização e propagação da cultura de Pentecostes.

Conteúdo: Comunicação e o plano de Missão da RCC Brasil – 2010/2017; Ministério de Comunicação Social;
O que levar? Bloco para anotações e caneta; tablet; notebook; netbook; pendrive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário