domingo, 12 de maio de 2013

"Deus honra o pai nos filhos e confirma sobre eles a autoridade da mãe" (Eclo 3,2).


Ser mãe... o que um filho pode dizer de uma mãe na posição de filho? Hoje, dia especial para lembrarmos todas as mamães. Mães que lutam por seus filhos, que os amam mesmo antes de nascer, que cuidam deles com carinho, que os educam, que desde cedo ensinam seus filhos o caminho do bem, que às vezes brigam, batem, mas tudo para o bem dos filhos? Lembremos aqui as mulheres que não entenderam a importância do ser mãe e que por um descuido ou mesmo desespero abandonaram seus filhos e até tiraram-lhes a vida antes mesmo de nascerem. Por outro lado, lembremos as mães que estão abandonadas nos asilos, internadas nos hospitais, as mães sofredoras que perderam seus filhos, mas que ganharam outros que não nasceram no seu ventre mas que retribuíram a elas todo o carinho que um filho pode conceder a uma mãe. Mulheres que tentam até hoje ter um filho e ainda não puderam! São tantas mães... mães de todo jeito!

Mãe... ser tão especial que até Deus quis ter uma! Quis ter por que podia não ter tido. Mas ele quis "nascer de uma mulher" (Gl 4,4). E certamente Maria, a mulher escolhida e preparada por Ele desde o início não seria uma mulher qualquer. É certo que nenhum filho pôde escolher sua mãe. Apenas o Filho de Deus pôde fazê-lo, e o fez de modo muito especial; por que de tal forma nenhuma (outra) mulher pode gerar o Filho de Deus de forma corpórea, então neste sentido percebemos em Maria um acontecimento histórico inegável que é reconhecido por Isabel ao receber a visita de Maria em sua casa: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lc 1,42). De forma que Isabel reconhece em Maria uma superioridade acima de todas as mulheres em vista do Filho que ela leva consigo.

Mãe... por que o filho despreza sua mãe? Não importa quem ou como ela seja, mas merece respeito! Há mães que desde cedo cuidam dos filhos mas estes, ingratos, não sabem retribuir. Abandonam a mãe (ou o pai) no asilo para não "dar trabalho". Infeliz quem pensa assim, pior ainda quem isso faz!

Que este dia sirva para refletirmos sobre a nossa mãe. Deus nos ama na mãe e o amor que temos por Deus reflete-se na mãe.

"Quem glorifica o pai terá vida longa, e quem obedece ao Senhor proporcionará repouso à sua mãe. Quem teme ao Senhor honrará seu seu pai e, como a senhores, servirá os que lhe deram a vida. Com obras e palavras honra teu pai, para que venha sobre ti a sua bênção. Não te glories da desonra de teu pai, pois a desonra do pai não é uma glória para ti. A glória de uma pessoa vem da honra de seu pai, e é uma desonra para os filhos a mãe desprezada" (Eclo 3,6-8.10-11). 

Feliz dia das mães a todas que são reconhecidas pelos filhos ou não, a todas, mesmo à que partiram, pois uma vez mãe, para sempre mãe, ainda que na eternidade.


Gilberto B. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário