sábado, 1 de dezembro de 2012

Sugestão para acender a Coroa do Advento



Um dos símbolos do Advento é a Coroa do Advento.  Essa Coroa (ou guirlanda do advento) é um objeto muitas vezes de forma circular coberta de ramos verdes (ou o chamado festão) na que se põe quatro velas (três roxas e uma rosa ou uma roxa uma verde, uma vermelha e uma branca).

É exposta nas igrejas nas quatro semanas que precedem o santo natal de Jesus. Geralmente é posta próximo ao presépio ou do ambão. Enfim, num lugar de destaque na Igreja.

 A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela quatro velas são afixadas. Ela simboliza a preparação das pessoas para receber o Natal.

O círculo da coroa simboliza a Nova Aliança de Deus com a humanidade. Ao círculo da coroa pode ser relacionada também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus quando o mesmo foi crucificado. Os ramos verdes da coroa do advento significam a esperança. Essa mesma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.

A fita vermelha está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue: o sacrifício de Jesus.


As quatro velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo.

Elas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas.

O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.

Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. Para nosso caso, vamos adotar as cores originais da Coroa.

O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e a cor róseo como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus. Esta é  usada no 3º domingo do Advento -  Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos), pois a Antífona da Celebração Eucarística começa com essa palavra de esperança.

Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:

  • a primeira vela é do profeta;
  • a segunda vela é de Belém;
  • a terceira vela é dos pastores;
  • a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

  • a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
  • a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
  • a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
  • a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

  • o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
  • o tempo dos patriarcas;
  • o tempo dos reis;
  • o tempo dos profetas.


Sugestão para o Rito de acendimento da Coroa

1º Domingo do Advento - Acende-se a PRIMEIRA VELA

Comentarista: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Oração:

Padre: Deus da Esperança no tempo da espera. Deus da Coragem nas dificuldades. Deus da Serenidade no meio do medo. Deus da Paz no mundo em guerra. Deus da Luz no coração da noite: Vem e acende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém. (Acender a vela).

2º Domingo do Advento - Acende-se a SEGUNDA VELA

Comentarista: A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

Oração:

Padre: Ramo do tronco de Jessé, enxerta-nos no teu Espírito. Senhor da Justiça e da paz, tem compaixão dos fracos e dos pobres, e defende a vida dos oprimidos. Deus da paciência e da consolação, dá-nos esperança e ensina-nos a acolher os outros e a perdoar. (Acender a vela). Deus dos profetas e do batismo, batiza-nos no Espírito Santo e no fogo, e conduz-nos pelo caminho reto da conversão e das boas obras.

3º Domingo do Advento - Acende-se a TERCEIRA VELA (Rosa)

Comentarista: A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica de hoje, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Oração:

Padre: Deus do amor e da vida, da liberdade e da festa: Fortalece as mãos cansadas e os nossos passos vacilantes, encoraja todos os corações que estão perturbados e cessem a dor e os gemidos. Vem salvar-nos, Senhor! (Acender a vela). Derrama sobre nós o teu Espírito para anunciarmos a boa nova aos pobres e prepararmos a tua vinda abrindo caminhos novos de paz e de alegria nos desertos do mundo. Vem salvar-nos, Senhor!

4º Domingo do Advento - Acende-se a QUARTA VELA

Comentarista: A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

Oração:

Padre: A Virgem vai conceber e dar à luz um Filho, que será chamado Emanuel, Deus Conosco. O Senhor virá salvar o seu povo! (Acender a vela).


Jesus Cristo, descendente de Davi, constituído Filho de Deus pelo Espírito que santifica e pela tua ressurreição: Tu és o nosso Senhor! Tu dás a todos a graça e a paz. Vem Senhor, salvar o teu povo!


Pe. Heitor Morais.
________________________________
Fonte: http://www.arquidiocesedesaoluis.com.br/apresentasite.asp?o=100&T=904

Nenhum comentário:

Postar um comentário