quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Campanha de Evangelização



Estamos nos aproximando do Natal. A liturgia nos motiva a adotarmos  a atitude de espera. Não uma espera passiva, como aquela da pessoa que está esperando o ônibus chegar mas nada pode fazer para apressar esta vinda, mas sim a atitude de quem contribui para que a vinda seja mais bonita e tenha mais adesão das pessoas. “Não porque Deus dependa das nossas ações, mas porque ele quis assim, nos dando a oportunidade de, como seres humanos, participarmos de uma obra divina” (Texto Base da CE 2012).

“A espera se concretiza na ação evangelizadora. É por meio dela que contribuímos para que todas as pessoas possam ter os mesmos sentimentos de Cristo, assumindo integralmente o Reino de Deus. Por isso, o tempo do Advento nos lembra da nossa responsabilidade diante da ação evangelizadora. É por meio dela que proporcionamos às pessoas a correspondência à graça divina que possibilita o encontro pessoal com Jesus e a consequente adesão a ele”. O tema proposto para a ação do Advento deste ano é inspirado no evangelho de João: “Eu vi e dou o testemunho: Ele é o filho de Deus” (Jo: 1,34).


A ação evangelizadora acontece através de três caminhos: o testemunho, as ações pastorais específicas e a garantia de recursos materiais para o trabalho evangelizador.

O primeiro caminho é o testemunho. O Papa Paulo VI afirmou que: “’O homem contemporâneo escuta com maior boa vontade as testemunhas do que os mestres (...) ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”.

O testemunho exige ação. Por isso, o segundo caminho são as ações pastorais específicas. São aquelas ações que são feitas em nome de Jesus Cristo, para que o Evangelho seja conhecido e vivenciado. São os trabalhos da catequese, liturgia, pastoral do batismo, serviço da caridade, pastoral da família, evangelização da juventude, formação de ministros, pastoral da saúde, etc.

O terceiro caminho é a oferta de recursos materiais para sustentar o trabalho pastoral da Igreja. Por isso, a Campanha para a Evangelização procura despertar nos fiéis a consciência dessa necessidade, pedindo a sua contribuição para que os recursos não faltem.

O cartaz da Campanha da Evangelização de 2012 diz que “Evangelização tem ação no nome. Doação também”. E pergunta: “Você vai doar?” No final convida: “Divida um pouco do que é só seu para multiplicar o que podemos fazer por todos. Bote fé que dá”.

Na Diocese de Santa Cruz do Sul, a coleta para a evangelização está sendo proposta para as missas do Natal. Por isso, na medida em que as comunidades celebrarem o seu Natal, mesmo que isto seja em dias diferentes de 24 e 25 de dezembro, também são convidadas a fazerem a Coleta da Evangelização. O destino desta coleta é ajudar a Igreja no Brasil, no Rio Grande do Sul e na Diocese de Santa Cruz do Sul a cumprirem com a sua missão de anunciar o Evangelho a todas as criaturas. “Vamos fazer uma campanha de Evangelização do tamanho do Brasil. E precisamos da ajuda do tamanho da sua Fé”.

Contamos com a generosidade de todos, sabendo que “Deus ama a quem dá com alegria”.


Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário