sábado, 1 de dezembro de 2012

Seminário da Semana Social Brasileira em São Luís



O Dezembro de Paz em São Luís terá em pauta o seminário da 5ª Semana Social Brasileira. A finalidade  é olhar a realidade e discutir propostas que contemplem a participação da sociedade na gestão pública, com ideias elaboradas pelos participantes. Dentro do foco da programação nacional, a CJP, juntamente com as Pastorais Sociais, quer trabalhar “a cidade que temos e a cidade que queremos”, com a participação efetiva desses segmentos. Ao final, um documento com as propostas será entregue ao prefeito eleito de São Luís e o compromisso dos participantes de  exercerem o controle social da nova administração municipal.

Com a 5ª SSB, trata-se de colocar em pauta o Estado Brasileiro. Histórica e estruturalmente, é um Estado que carrega uma série de nós, de entraves e de vícios difíceis de explicar e mais ainda de substituir por instituições sadias e saudáveis. Expressões como oligarquias e coronelismo, curral eleitoral e bancada ruralista, patrimonialismo e apadrinhamento, corrupção com enriquecimento ilícito e compra e venda de apoio político, tráfico de influência e balcão de negócios, demagogia, populismo, centralismo e personalismo, para não falar de outros “ismos”.  Tudo isso desenha um panorama nada idôneo do que tem sido, e segue sendo, a prática política no país em não poucas instâncias do cenário político. O tecido sociopolítico brasileiro, salvo raras e boas exceções, está carcomido por vírus difíceis de extirpar. Em maior ou menor grau, voltam à tona por ocasião dos pleitos e das disputas eleitorais, com ataques e acusações de parte a parte. Hoje nenhum partido escapa a semelhante clima.




Com freqüência preocupante, a rex publica escancara as portas para o oportunismo de toda sorte. O Estado é visto como uma gigantesca “vaca leiteira”, com leite abundante para quem conhece os meandros e corredores dos órgãos federais, estaduais ou municipais. Mais do que a inteligência e responsabilidade na gestão da coisa pública, acaba prevalecendo a “esperteza” de quem sabe se aproveitar do cargo, da “boquinha”, da ocasião propícia para fazer seu “pé de meia”. O político na acepção mais popular do termo prima não pela ética, e sim pela maneira como “soube aproveitar a chance”. Daí os políticos de carreira que só têm olhos e ouvidos para os próprios negócios. Daí também a idéia difundida pelas ruas de que há a Política(com “P” maiúsculo) e a política (com “p” minúsculo). Mesclam-se e se confundem empreendimentos públicos e privados, uns dando suporte aos outros, numa espiral dialética e dinâmica que só faz crescer o patrimônio das grandes famílias, ao lado do abandono de populações inteiras. Cargo político e enriquecimento tornam-se simultaneamente causa e efeito de um processo promíscuo em sua história, em sua estrutura e em suas bases.

Cada Diocese está organizando seu seminário. Em maio haverá o Seminário estadual em Santa Inês e em setembro acontecerá a Semana Social em Brasília.
____________________________
Fonte: http://cjpazsaoluis.wordpress.com/2012/11/27/seminario-da-semana-social-brasileira-em-sao-luis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário