quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nem todos os seguidores do Papa no Twitter estão ali para ser abençoados



O Papa Bento XVI colocou a sua primeira mensagem no Twitter, em inglês. As palavras são dele, garante o Vaticano – embora talvez tenha sido outra pessoa a escrevê-las no teclado.

“Queridos amigos, estou contente por estar em contato convosco através do Twitter. Obrigado pela vossa resposta generosa. Eu vos abençoo a todos”, dizia o tweet do Papa aos mais de 700 mil seguidores da sua conta oficial @pontifex na rede de microblogging.

Certo, diz o Washington Post, é que esta simples frase é o culminar de um trabalho de semanas que envolveu o chamado “conselho pontifício para a comunicação social” que está a supervisionar a gestão da conta do Papa no Twitter.

Para além da conta, anunciada no inicio do mês, foi ainda lançada a iniciativa “faiunadomandaalppa” (faça uma pergunta ao Papa).

Segundo um estudo publicado pelo Vatican Insider, das cerca de 20 mil mensagens com essa hastagh(palavra que identifica um tema no Twitter) apenas uma minoria de utilizadores aproveitam para deixar “questões sérias”, demonstrando “um desejo de dialogar”.

Segundo o estudo, a maioria das perguntas são “pouco pertinentes, irônicas e por vezes ofensivas”. O Washington Post aponta uma série de questões que demonstrarão um menor desejo de diálogo: “Numa luta entre Jesus e Wolverine quem venceria?” ou “É verdade que todos os cães vão para o céu?”

Bento XVI talvez ignore estas perguntas. Neste dia de estreia o Papa propôs-se responder a três questões de utilizadores do Twitter.

A seguir ao tweet inicial o próprio Bento XVI colocou uma questão: “Como podemos celebrar melhor o Ano da Fé na nossa vida diária?” E respondeu: “Falando com Jesus, através da oração, ouvindo o que ele nos diz no Evangelho, e procurando-o nos necessitados”.

Este lançamento foi um momento marcante para o Papa e também para o Twitter. Nos seis anos desde o seu lançamento, sublinha o Washington Post, a rede social tem conseguido atrair personalidades desde Barack Obama ao Dalai Lama. O Twitter conta hoje com 140 milhões de utilizadores ativos.
__________________________________
Fonte: http://jornal.publico.pt/titulos/20121213.htm
Autor: Maria João Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário