quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Encontro para Campanha da Fraternidade 2013



Nos dias 26 e 27 de Novembro de 2012, aconteceu na Arquidiocese de São Luís, o Encontro de Capacitação para os Multiplicadores Paroquiais, que farão o repasse em suas respectivas paróquias, da temática que será abordada na Campanha da Fraternidade de 2013, que tem como tema: Fraternidade e Juventude e Lema: Eis- me aqui (Is 6,8).

O Encontro aconteceu no Salão Paroquial da Igreja São José e São Pantaleão-Centro, com a participação das nove Foranias da Ilha, totalizando um número de 250 participantes, o mesmo foi realizado sob a organização da Equipe Arquidiocesana de Campanhas e assessorado pelo jovem Delso de Jesus, da Paróquia Nossa Senhor da Glória e São Judas Tadeu-Alemanha e membro da Equipe Regional e Arquidiocesana de Campanhas. A Oração dos dois dias do encontro foi conduzida pelo Setor Arquidiocesano da Juventude.
“A Campanha da Fraternidade do ano de 2013, que retorna o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-las e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas;fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios”. (TB-CF 2013).

O Encontro foi trabalhado a partir da apresentação da Campanha de um modo geral, a introdução e seus objetivos: geral e os específicos; obedecendo a metodologia do texto-base:


• Primeira parte – Fraternidade e Juventude abordando os assuntos que falam sobre o impacto da mudança de época; a cultura midiática e o fenômeno juvenil.


• Segunda parte – “Eis-me aqui, envia-me!” com os seguintes assuntos: jovens nas Sagradas Escrituras; jovens na história da Igreja, jovens seguidores de Cristo, jovem no coração da Igreja e protagonismo dos jovens.


• Terceira parte – Indicações para ações transformadoras onde foram abordados os assuntos: Converter-se aos jovens; abrir-se ao novo e o lema: Eis-me aqui, envia-me.


• Quarta parte – foi trabalhado o gesto concreto: Delso fez uma explanação sobre prestação de contas, falando sobre a importância das transparências que devem ter os projetos que são elaborados e enviados para os fundos: Fundo Diocesano de Solidariedade e Fundo Nacional de Solidariedade –(CARITAS).


O Tema foi muito bem trabalhado pelos participantes. No final houve trabalhos de grupos por Foranias e cada uma fez a sua proposta para serem desenvolvidas dentro das suas realidades.

São Luís, 03 de Dezembro de 2012.

Vera Lúcia Silva Brito.
Secretária Arquidiocesana de Pastoral.

2 comentários:

  1. Gostaria de seber o que quer dizer as letras L.B. campanha da fraternidade 2013?
    Selmo Silveira da paróquia Nossa Senhora do Sagrasdo Coração, cidade de Muriaé MG. Grato

    ResponderExcluir
  2. Olá, Selmmo,

    no texto acima, acreditamos que você ficou com dúvidas sobre o significado da sigla: TB-CF 2013, e não "L.B.", como dito na sua pergunta. T.B-CF 2013 é a sigla de "Texto Base da Campanha da Fraternidade 2013". Essa referência foi feita pois aquele breve texto foi extraído do T.B CF 2013. É um livro vendido geralmente em livrarias católicas e algumas secretarias paroquiais que trata dos objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano. Esperamos que esta tenha sido sua dúvida, caso a pergunta tenha sido sobre "L.B" pedimos que coloque a citação de onde encontra-se esta expressão. Agradecemos o contato,

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir