sexta-feira, 31 de julho de 2015

Arquidiocese de São Luís recebe imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

De 10 a 19 de agosto, São Luís recebe a réplica da imagem peregrina da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Na chegada à capital maranhense, a imagem da santa será recebida no Aeroporto Cunha Machado por dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís, seguindo em carreata até a Igreja da Sé.

A visita faz parte da programação de peregrinação da Virgem, iniciada em 2015 e que se estende até 2017 por todo o país, promovida pelo Santuário Nacional de Aparecida (SP) em comemoração aos 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba, em 1917.

Durante a estada em São Luís, a imagem da padroeira segue em carreata por diversos bairros da capital e por municípios maranhenses em visita às paróquias.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA

Dia 10/08 – Às 14:30, acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Aeroporto Cunha Machado, seguindo em carreta até a Igreja da Sé.

Percurso: Av. Governador Matos Carvalho, da rotatória do Tirirical até a rotatória da Igreja do São Cristóvão no bairro do São Cristóvão; Av. Guajajaras, rotatória da Igreja do São Cristóvão, passando pelo bairro João de Deus, pela rotatória do São Cristóvão e a rotatória da Forquilha; Av. Jerônimo de Albuquerque, da rotatória da Forquilha passando pelo bairro da Cohab, Cohab Anil I, Cohab Anil II, rotatória da Cohab, bairro do Angelim, Bequimão, Hospital São Domingos, elevado da Cohama/Ipase, Curva do 90, Cohafuma, Assembleia Legislativa do Maranhão, elevado da casa do trabalhador, Hospital Carlos Macieira; Av. Colares Moreira, passando pelo Tropical Shopping, rotatória do São Francisco; Av. Castelo Branco, passando pelo bairro do São Francisco, Ponte Governador José Sarney/São Francisco; Av. José Sarney, sentido Palácio dos Leões; Av. Vitorino Freire; Av. Dom Pedro II, passando pelo Palácio dos Leões, prefeitura de São Luís até a Igreja da Sé.

Missa às 18h na Catedral da Sé, presidida pelo Arcebispo Dom José Belisário da Silva;
Dia 11/08– carreata com saída da Igreja da Sé com destino à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim, em Morros, às 13h.

Percurso: Av. Dom Pedro II; Rua do Egito, sentido Mercado Central; Av. Magalhães de Almeida; Av. Guaxenduba, passando pela rotatória do Anel Viário; Av. Senador Vitorino Freire, passando pela rotatória da capela de São Pedro; Av.dos Portugueses/BR 135, passando pela UFMA, Vila Bacanga, Vila Embratel, Anjo da Guarda; BR 135, passando pela área da Vale do Rio Doce, Vila Madureira, Vila São Benedito, Vila Conceição, Vila Maranhão, Vila Collier;

BR 135, sentido Penitenciária de Pedrinhas; Parada na Penitenciária de Pedrinhas de 20 minutos, às 14h30; BR 135 passando pelo, Polícia Rodoviária Federal, bairro de Pedrinhas, Inhauma, Estiva, povoado de Perizes de Baixo e Perizes de Cima, cidade de Bacabeira; MA 402, passando pela cidade de Rosário,Povoado de São Simão, Bom Tempo, Centro Grande, Santa Rosa e a cidade de Axixá; Rua Rio Branco na cidade de Morros.

Missa às 18h presidida pelo Arcebispo Dom José Belisário da Silva - Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim;

Dia 12/08– carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim (Morros) para a Paróquia Nossa Senhora Conceição, no Monte Castelo, às 13h.

Percurso: Rua Rio Branco na cidade de Morros; MA 402 passando pela cidade de Axixá, povoado de Santa Rosa, Centro Grande, Bom Tempo, São Simão ecidade de Rosário; BR 135 sentido São Luís, passando pela cidade deBacabeira, povoado de Perizes de Cima, Perizes de Baixo, bairro da Estiva, Pedrinhas, Polícia Rodoviária Federal, entrada do Quebra Pote, do Rio Grande e da Matinha, Vila Nova República, entrada do Maracanã, Terminal de integração, Vila Esperança, Tibiri, Recanto Verde e Vila Itamar; Av.dos Franceses passando pela Rodoviária, CEUMA, Viaduto do Café, Vila Palmeira, DETRAM, Elevado Alcione de Nazaré, Vila Ivar Saldanha e Barreto; Av. Getúlio Vargas; Parada de 20 minutos no Hospital Aldenora Belo às 15h; Av. Getulio Vargas até o Santuário Nossa Senhora da Conceição - Monte Castelo.

Missa às 18h presidida pelo bispo Auxiliar Dom Esmeraldo Barreto de Farias - Santuário Nossa Senhora da Conceição – Monte Castelo

Dia 13/08 – carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora Conceição (Monte Castelo) para a paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, às 13h

Percurso: Av. Getulio Vargas, passando pelo Canto da Fabil; Avenida Venceslau Braz; Av. Djalma Marques, passando pela Estiva, sentido Camboa; Av. Camboa, passando pela Floresta, Camboa; Ponte Bandeira Tribuzzi; Av. Euclides Figueiredo, passando pelo São Luís Shopping, Jaracati Shopping, Fórum Desembargador Sarney Costa, seguindo até o retorno do Calhau; Parada de 20 minutos no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão às 15h; Av. Euclides Figueiredo; Av Jerônimo de Albuquerque, passando pela Assembleia Legislativa do Maranhão, CEASA, Cohafuma até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil – Cohafuma.

Missa às 18h presidida pelo arcebispo Dom José Belisário - Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Cohafuma)

Dia 14/08 – Carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil para Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís, às 15h

Percurso: Av. Jerônimo de Albuquerque, passando pela Quitandinha, Curva do 90, Vinhais, Elevado da Cohama, bairro da Cohama, Hospital São Domingos, Bequimão, Angelim, Cohab Anil I, Cohab Anil II, Cohab; Retorno da Forquilha;

Estrada de Ribamar; MA 201, passando pela Forquilha, Maiobinha; Av. Tancredo Neves/Estrada do HospitalSocorrãoII, passando pelo Socorrão II; Rua Rio Grande do Sul sentido Vila São Luis; Travessa Rio Grande do Sul e segue até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís.

Missa às 18h presidida pelo bispo Auxiliar Dom Esmeraldo Barreto de Farias - Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila São Luís

Dia 15/08 – carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís para o Santuário São José de Ribamar, às 15h.

Percurso: Travessa Rio Grande do Sul; Rua Rio Grande do Sul, sentido Socorrão II; Av. Tancredo Neves/Estrada do Hospital Socorrão II sentido Estrada de Ribamar; MA 201/Estrada de Ribamar, passando pela Vila Santa Teresinha, Kiola, Lima Verde, Loteamento Presidente Vargas, Maiobão,Vila Sarney Filho I, Vila Nazaré, Sítio Natureza, Laranjal, Rio São João, Pindaí, Vila Piçarreira, Maracajá, São José dos Índios, Frango Americano, Vinte e Sete, Vila Roseana Sarney, Vila São José, Santuário São José de Ribamar.

Missa às 18h presidida pelo arcebispo Dom José Belisário da Silva– Santuário São José de Ribamar

Dia 16/08 – carreata saindo do Santuário São José de Ribamar para a Praça Maria Aragão, às 10h

Percurso: MA 201/Estrada de Ribamar passando pela Vila São José, Vila Roseana Sarney, Vinte e Sete, Frango Americano, São José dos Índios, Maracajá; Rua General Arthur Carvalho/MA 204, passando pelo povoado São Benedito e Joelho de Porco em Paço do Lumiar, Mutirão, Vila Gaspar, Vila Nossa Senhora da Luz, Vila Nova Jerusalém, Pindoba, Mocajutuba, segue sentido estrada da Raposa; Estrada do Araçagy, sentido Centro; Av. dos Holandeses.

Às 12h visita ao Colégio Marista.

Às 18h Missa na Praça Maria Aragão, em seguida carreata em direção à Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (cohab) onde pernoitará e estará à disposição durante todo o dia 17.

Dia 17/08 - Missa na Igreja N. S. Perpétuo Socorro (cohab) às 17h e em seguida, às 18h, carreata com a imagem em direção à Igreja Nossa Senhora de Nazaré (cohatrac) onde será recebida com Missa solene às 19:30.

Dia 18/08 - Às 16h carreata saindo da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré para a Paróquia Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda) onde haverá Missa às 19h.

Dia 19/08 - Retorno da imagem para o Santuário Nacional de Aparecida.