sábado, 7 de setembro de 2019

Verdadeiros pastores não devem ser “pretensiosos”, diz o Papa aos bispos em Madagascar


VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
 A MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E MAURÍCIO
(4 - 10 DE SETEMBRO DE 2019)

 ENCONTRO COM OS BISPOS DE MADAGASCAR
DISCURSO DO SANTO PADRE

Catedral de Andohalo, Antananarivo
Sábado, 7 de setembro de 2019

Amados irmãos no episcopado!

Obrigado, Senhor Cardeal, pelas suas palavras de boas-vindas em nome de todos os irmãos. Agradeço também por ter querido, com as mesmas palavras, mostrar como a missão que abraçamos se desenrola no meio de contradições: uma terra rica e tanta pobreza; uma cultura e uma sabedoria herdadas dos antepassados, que nos fazem valorizar a vida e a dignidade da pessoa humana, mas temos também de constatar a desigualdade e a corrupção. Nestas circunstâncias, é difícil a tarefa do pastor.

«Semeador de paz e de esperança» é o tema escolhido para esta visita, mas nele pode ecoar também a missão que nos foi confiada. De facto, somos semeadores, e aquele que semeia fá-lo na esperança; fá-lo contando com o seu esforço e empenho pessoal, mas sabendo que há muitos fatores que têm de concorrer para que a semente germine, cresça, se torne espiga e, por fim, grão abundante.

O semeador cansado e preocupado não desanima, não desiste, nem pega fogo ao seu campo quando algo corre mal. Sabe esperar, confia, assume as decepções da sua sementeira. Mas nunca cessa de amar este campo confiado aos seus cuidados. E embora às vezes lhe venha a tentação de o fazer, não o abandona nem confia a outrem. O semeador conhece a sua terra, «palpa-a», «sente-a» e prepara-a para que possa dar o melhor de si mesma. Como o Semeador, nós, bispos, somos chamados a lançar as sementes da fé e da esperança nesta terra. Para isso, devemos desenvolver este «olfato» que nos permite conhecer melhor e também descobrir o que compromete, dificulta ou arruína a sementeira.

Assim, «os pastores, acolhendo as contribuições das diversas ciências, têm o direito de exprimir opiniões sobre tudo aquilo que diz respeito à vida das pessoas, dado que a tarefa da evangelização implica e exige uma promoção integral de cada ser humano. Já não se pode afirmar que a religião deve limitar-se ao âmbito privado e serve apenas para preparar as almas para o céu. Sabemos que Deus deseja a felicidade dos seus filhos também nesta terra, embora estejam chamados à plenitude eterna, porque Ele criou todas as coisas “para nosso usufruto” (1 Tm 6, 17), para que todos possam usufruir delas. Por isso, a conversão cristã exige rever especialmente tudo o que diz respeito à ordem social e consecução do bem comum. Por conseguinte, ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos» (FRANCISCO, Exort. ap. Evangelii gaudium, 182-183).

Sei que não faltam motivos de preocupação e que, entre outras coisas, carregais no coração a responsabilidade de velar pela dignidade dos vossos irmãos, que pedem para se construir uma nação cada vez mais solidária e próspera, dotada de instituições sólidas e estáveis. Pode um pastor digno deste nome ficar indiferente aos desafios que enfrentam os seus compatriotas de todas as categorias sociais, independentemente da sua pertença religiosa? Pode um pastor segundo o estilo de Jesus ser indiferente às vidas que lhe estão confiadas?

A dimensão profética ligada à missão da Igreja requer, sempre e em toda parte, um discernimento que em geral não é fácil. Neste sentido, a colaboração madura e independente entre a Igreja e o Estado é um desafio permanente, disse colaboração madura e independente entre a Igreja e o Estado. Esse é o desafio: que seja madura e independente. Porque o perigo de conluio nunca está longe, sobretudo se chegamos a perder o ardor evangélico. Escutando sempre aquilo que o Espírito diz sem cessar às Igrejas (cf. Ap 2, 7), seremos capazes de escapar às ciladas, libertar o fermento do Evangelho para uma colaboração frutuosa com a sociedade civil na busca do bem comum.

A marca distintiva deste discernimento será a vossa preocupação por que a proclamação do Evangelho inclua todas as formas de pobreza: não apenas «garantir a comida ou um decoroso “sustento” para todos, mas prosperidade e civilização em seus múltiplos aspetos. Isto engloba educação, acesso aos cuidados de saúde e especialmente trabalho, porque, no trabalho livre, criativo, participativo e solidário, o ser humano exprime e engrandece a dignidade da sua vida. O salário justo permite o acesso adequado aos outros bens que estão destinados ao uso comum» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 192).

A defesa da pessoa humana é outra dimensão do nosso empenho pastoral. Para ser pastores segundo o coração de Deus, devemos ser os primeiros na opção de anunciar o Evangelho aos pobres. Os primeiro na opção por proclamar o Evangelho aos pobres: «Não devem subsistir dúvidas nem explicações que debilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho, e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres. Não os deixemos jamais sozinhos!» (Ibid., 48).

Por outras palavras, temos um dever particular de proximidade e proteção para com os pobres, os marginalizados e os pequeninos, para com as crianças e as pessoas mais vulneráveis, vítimas de exploração e abusos. Vítimas hoje desta cultura do descarte. Hoje, a mundanidade nos levou a introduzir nos programas sociais, nos programas de desenvolvimento, o descarte como possibilidade. O descarte do que está por nascer e o descarte do que está por morrer para acelerar a partida.

Este vasto campo não é desbravado e arroteado apenas pelo espírito profético, mas espera também a semente lançada à terra com paciência cristã, cientes ainda de que não temos o controle nem a responsabilidade de todo o processo. Não se pode. O semeador não vai cada dia escavar a terra para ver como a semente cresce.

Um pastor que semeia evita de controlar tudo. Os pastores controladores não deixam crescer. O pastor que semeia dá azo às iniciativas, deixa crescer segundo etapas diferentes, nem todos têm o mesmo tempo de crescimento, e não procura a uniformidade.

O verdadeiro pastor não tem pretensões irrazoáveis, não despreza os resultados aparentemente mais mingados. “Nesta ocasião foi assim... adiante, tranquilo. Na próxima vez, irá melhor”. Mas sempre sabe vender os resultados como vêm. Permitam-me que lhes diga como concebo em algumas ocasiões, qual imagem me vem à mente quando penso na vida do pastor. O pastor deve tomar a vida de onde vem, com os resultados que vierem.

O pastor é como o goleiro do time de futebol: ele pega a bola de onde é jogada. Sabe se mover, sabe tomar a liberdade de onde vem. E então corrige. Mas, no momento, toma a vida como vem. Esse é o amor do pastor. Esta fidelidade ao Evangelho faz de nós pastores próximos também do povo de Deus, a começar pelos nossos irmãos sacerdotes – são eles os nossos irmãos mais próximos – que devem beneficiar de um cuidado especial da nossa parte.

Aqui, permito-me sair do texto para falar da proximidade do pastor. O pastor deve ser próximo de Deus, próximo de seus sacerdotes e próximo do povo. As três proximidades do pastor. O pastor que se afasta do povo, que perde o cheiro do povo... É como um funcionário de corte, de corte Pontifícia, isso é importante, mas de corte, ao final. E isso não serve.

Há pouco tempo, falava aos bispos italianos da solicitude por que os nossos sacerdotes possam encontrar no seu bispo a figura do irmão mais velho e do pai que os encoraja e apoia no caminho (cf. Discurso à Conferência Episcopal Italiana, 20 de maio de 2019). Tal é a paternidade espiritual, que impele o bispo a não deixar órfãos os seus sacerdotes, podendo-se «tocar com a mão» não apenas na capacidade de manter abertas as portas a todos os sacerdotes, mas também na preocupação de sair à sua procura para os acompanhar quando atravessam um momento difícil.

Nas alegrias e dificuldades inerentes ao ministério, os sacerdotes devem encontrar, em vós, pais sempre disponíveis que saibam como encorajar e apoiar, que saibam apreciar os esforços e acompanhar os progressos possíveis. A propósito, observou o Concílio Vaticano II: os bispos «abracem sempre com especial caridade os sacerdotes, que compartilham das suas funções e solicitude, e tão zelosamente satisfazem esses deveres com o trabalho de cada dia, considerando-os como filhos e amigos, e, portanto, mostrando-se prontos a ouvi-los e tratando-os com confiança, procurem dar nova vida a toda a atividade pastoral da diocese inteira» (Decr. Christus Dominus, 16).

Cuidar da terra implica também aguardar pacientemente o crescimento. O pstor sabe esperar o crescimento; e, na hora da colheita, o agricultor avalia também a qualidade dos trabalhadores. Isto impõe-vos, como pastores, um urgente dever de acompanhamento e discernimento, sobretudo no que se refere às vocações para a vida consagrada e o sacerdócio; isso é fundamental para garantir a autenticidade das mesmas. Nisso, recomendo-lhes estar atentos.

Não se deixem enganar pela necessidade dos números. Como temos necessidade de sacerdotes, tomo sem necessidade de discernimento. Zero que, por sua vez, não é muito comum, porque têm vocações e essa liberdade para recorrer ao discernimento. Mas em alguns países da Europa é lamentável. A falta de vocações empurra o Bispo a tirar dali, dali, dali ..., sem ver a vida como era, e tomam descartados de outros seminários, descartados da vida religiosa, que foram descartados por imorais ou por outras deficiências... Por favor, estejam atento. Não deixe o lobo entrar no rebanho.

A messe é grande, e o Senhor, cujo único anelo é mandar-lhe autênticos trabalhadores, não conhece limites na maneira de chamar, de incitar ao dom generoso da própria vida. A formação dos candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada destina-se precisamente a assegurar um amadurecimento e uma purificação das intenções. A este respeito e no espírito da Exortação apostólica Gaudete et exsultate, gostaria de assinalar que a vocação fundamental sem a qual as outras não têm razão de ser é a chamada à santidade e que esta «santidade é o rosto mais belo da Igreja» (n. 9). Aprecio os vossos esforços para garantir a formação de autênticos e santos trabalhadores para a messe abundante no campo do Senhor.

Queria sublinha uma atitude que não gosto, porque não vem de Deus: a rigidez. Hoje está na moda, não só aqui, mas também em outras partes, encontrar rígidos. Sacerdotes jovens rígidos, que querem salvar com rigidez, talvez, não só..., mas que adotam uma atitude de rigidez e, em certas ocasiões, de museu. Estejam atentos E saibam que sob toda rigidez há graves problemas.

Este esforço deve estender-se também ao vasto mundo do laicado; também os fiéis-leigos são enviados para a messe, são chamados a participar na pesca, a arriscar redes e tempo no «seu apostolado multiforme tanto na Igreja como no mundo» (CONC. ECUM. VAT. II, Decl. Apostolicam actuositatem, 9). Com toda a sua extensão, os seus problemas e as suas mudanças, o mundo constitui o campo específico de apostolado, onde os fiéis-leigos são chamados a trabalhar, generosa e responsavelmente, levando-lhe o fermento do Evangelho. Por isso mesmo, gostaria de congratular-me com todas as iniciativas que tomais como pastores para formar os leigos e não os deixar sozinhos na missão de serem sal da terra e luz do mundo, tendo em vista contribuir para a transformação da sociedade e da Igreja em Madagascar.

Recomendo-lhes, por favor, não clericalizem os leigos. Os leigos são leigos. Eu escutei na diocese propostas como esta: “Senhor Bispo, eu tenho na paróquia um leigo maravilhoso. Trabalha, organiza, tudo... Vamos fazê-lo diácono!”. Não, deixe-o aí. Não lhe arruíne a vida. Deixe-o leigo. Falando de diáconos. Os diáconos, muitas vezes, sofrem a tentação do clericalismo. De tornar-se presbíteros ou Bispos ausentes. E não. O diácono é o custódio do serviço na Igreja. Por favor, afastem os leigos do altar. Que façam o trabalho fora, no serviço. Se devem ir em missão para batizar, que batizem, está bem. Mas no serviço, que não se façam de sacerdotes ausentes..

Amados irmãos, toda esta responsabilidade no campo de Deus deve desafiar-nos a manter o coração e o espírito abertos, esconjurar o medo que nos fecha e vencer a tentação de nos isolarmos: que o diálogo fraterno entre vós, bem como a partilha dos dons e a colaboração entre as Igrejas particulares do Oceano Índico constitua um caminho de esperança. Diálogo, colaboração... A semelhança de desafios pastorais, tais como a proteção do meio ambiente num espírito cristão ou o problema da imigração, requer, para uma abordagem eficaz, reflexões comuns e uma ampla sinergia de ações.

Por fim gostaria, através de vós, de saudar de maneira especial os sacerdotes, os religiosos e religiosas que estão doentes ou limitados pela idade; deixo uma pergunta a cada um de vocês: “Vou visitá-los?”. Peço para lhes manifestardes o meu afeto e a minha proximidade na oração e também para cuidardes deles com ternura sustentando-os na bela missão de intercessão.

Duas mulheres protegem esta Catedral: na capela aqui ao lado, repousam os restos da Beata Vitória Rasoamanarivo, que soube fazer o bem, defender e espalhar a fé em tempos difíceis; e temos a imagem da Virgem Maria que parece, com seus braços abertos para o vale e as colinas, abraçar tudo.

Pedimos, a ambas, que dilatem sempre o nosso coração, que nos ensinem aquela compaixão oriunda do seio materno que a mulher e Deus sentem face aos esquecidos da terra e que nos ajudem a semear a paz e a esperança. E, em sinal do meu cordial e fiel apoio, dou-vos a bênção que estendo às vossas dioceses. Por favor, não vos esqueçais de rezar e fazer rezar por mim!
______________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário