segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O próximo conclave elegerá um papa como Francisco, promete Cardeal Kasper da Alemanha


O portal online em língua espanhola Religión Digital  tem uma nova entrevista esta semana com o cardeal alemão Walter Kasper, que sempre aparece na mídia pouco antes do Papa Francisco fazer outra grande jogada no avanço de sua agenda de “reformas”.

O cardeal Kasper é conhecido pelas suas posições heréticas, negando diversos dogmas e sendo considerado da ala modernista.

Desta vez, ele está falando sobre a possibilidade de cisma, a sincronicidade da igreja alemã com Roma e expectativas não apenas para o Sínodo da Amazônia, mas também para o próximo conclave. Kasper acredita, com base no empilhamento do colégio de cardeais pelo papa, que um papa na mesma linha será eleito. “Não acredito que um papa ‘contrário’ possa ser eleito no próximo conclave”, diz o cardeal alemão. “As pessoas não aceitariam isso.”

A entrevista é curta, por isso não vou extraí-la, mas fornecer uma transcrição completa. Nossos agradecimentos a Jesús Flórez por traduzi-lo para o inglês para o público 1P5.

Cardeal Kasper: “Não acredito que as pessoas ficariam satisfeitas se o próximo conclave elegesse um Papa de uma mente oposta”.

Você passou algum tempo com o papa Francisco. Ele ainda está tão enérgico como de costume?

Sim, o papa ainda tem muita energia. Ele tem esse impulso interno que o mantém marchando para a frente e não tem medo das críticas que o rodeiam, mesmo de dentro do mundo católico. Ele segue seu caminho e parece estar bem de saúde para um homem de 82 anos de idade. Prova disso é que ele continua trabalhando incansavelmente.

Ele nem tem medo de cisma, como ele acabou de indicar.

O Papa não tem medo de cisma nem um pouco.

E quanto a você?

Também não acredito que um cisma ocorra. Os que tentam nos assustar com esse bicho-papão são pequenos grupos que se opõem abertamente ao papa, mas devemos ter em mente que eles são poucos, muito poucos, mas fazem muito barulho na mídia de massa. Não devemos dar importância a eles.

Quais são suas expectativas para o Sínodo da Amazônia?

Este Sínodo da Amazônia será muito importante e significativo para as igrejas encarnadas nas culturas daquele canto do mundo.

O Sínodo aprovará a ordenação de homens casados ​​para o sacerdócio?

A questão da falta de vocações na Amazônia é muito séria e o tema da ordenação de homens casados, o mesmo de outras questões, dependerá da decisão e unanimidade dos bispos da região em questão. O Papa, em espírito sinodal, executará suas decisões se houver um consenso suficiente entre os bispos.

A Igreja alemã também terá um Sínodo e parece estar tendo problemas com o Vaticano.

Sim, alguns têm problemas com o Vaticano. Sempre houve tensão entre a Alemanha e Roma. É um fato histórico, mas, atualmente, posso dizer que a grande maioria dos bispos alemães está no mesmo comprimento de onda que Roma. Há alguma apreensão no ar, mas acredito que será superada.

Você é considerado um dos pilares sobre os quais Francisco repousa.

Sim, estou encantado com este papa. Eu acredito que este papa é exatamente o tipo certo para este momento na história do mundo.

No próximo Conclave, os cardeais nomeados por Francisco estarão na maioria. O papa está garantindo seu sucessor dessa maneira?

Sim. Ficamos com a impressão de que, com as novas nomeações, o Papa deseja garantir sua sucessão.

De que maneira?

Não acredito que um papa “contrário” possa ser eleito no próximo conclave. As pessoas não aceitariam isso.

Quem você acha que pode suceder ao Papa Francisco?

Esta é uma questão em aberto e não se pode dizer muito mais.

Você está convencido de que, depois de Francisco, não há como voltar atrás?

Não, não é possível. As pessoas não aceitariam isso porque querem um papa que seja normal, que seja humano. Eles não querem um papa imperial, como os do passado.
_______________________________
______________________
Salve Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário