terça-feira, 3 de setembro de 2019

Bispo Schneider afirma que declaração de Abu-Dhabi “trai a Jesus Cristo como o único Salvador da Humanidade”




A decisão do Vaticano de implementar um documento afirmando que a “diversidade das religiões” é “desejada por Deus”, sem corrigir esta declaração, equivale a “promover a negligência do primeiro mandamento” e uma “traição do Evangelho”, disse o bispo Athanasius Schneider.

Em uma entrevista exclusiva com LifeSiteNews, em uma iniciativa apoiada pelo Vaticano para promover o “Documento sobre Fraternidade Humana para a Paz Mundial e Vivendo Juntos”, o auxiliar de Astana, Cazaquistão, disse que “nobres objetivos como ‘fraternidade humana’ e ‘ a paz mundial “pode ​​ser, eles não podem ser promovidos ao custo de relativizar a verdade da singularidade de Jesus Cristo e Sua Igreja”.

A disseminação deste documento em sua forma não corrigida “paralisará a missão ad gentes da Igreja ” e  “ sufocará seu zelo ardente para evangelizar todos os homens”, disse o bispo Schneider.

Ele acrescentou: “As tentativas de paz estão destinadas ao fracasso se não forem propostas em nome de Jesus Cristo”.

Um “Comitê Superior”

Na semana passada, o Vaticano anunciou  que um “Comitê Superior” de várias religiões foi estabelecido nos Emirados Árabes Unidos para implementar o “ Documento sobre Fraternidade Humana para a Paz Mundial e Vivendo Juntos ”, que o Papa Francisco assinou em 4 de fevereiro de 2019. em Abu Dhabi, junto com Ahmad el-Tayeb, o Grande Imam Al-Azhar, durante uma visita apostólica de três dias à Península Arábica.

Os membros da comissão de sete membros (católicos e muçulmanos) incluem o secretário pessoal do Papa Francisco, Pe. Yoannis Lahzi Gaid e o presidente do Conselho Ponfical para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Angel Ayuso Giuxot.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 26 de agosto, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o papa Francisco “encoraja os esforços do Comitê para disseminar o conhecimento do documento; Ele agradece aos Emirados Árabes Unidos pelo compromisso concreto demonstrado em nome da fraternidade humana e expressa a esperança de que iniciativas semelhantes possam surgir em todo o mundo”.

Documento controverso

O documento de Abu Dhabi gerou  polêmica  por afirmar que um “pluralismo e diversidade” de religiões é “desejado por Deus”.

A passagem que incita a controvérsia lê:

A liberdade é um direito de toda pessoa: cada indivíduo desfruta da liberdade de crença, pensamento, expressão e ação. O pluralismo e a diversidade de religiões, cor, sexo, raça e linguagem são determinados por Deus em Sua sabedoria, através da qual Ele criou os seres humanos. Essa sabedoria divina é a fonte da qual deriva o direito à liberdade de crença e a liberdade de ser diferente. Portanto, o fato de as pessoas serem obrigadas a aderir a uma determinada religião ou cultura deve ser rejeitado, assim como a imposição de um modo de vida cultural que os outros não aceitam.

Em 1º de março de 2019, durante uma visita ad limina  dos bispos da Ásia Central a Roma, o Bispo Schneider, cuja diocese está localizada em uma nação predominantemente muçulmana, expressou preocupação com essa formulação ao Papa Francisco. O Papa disse que a frase em questão sobre a “diversidade de religiões” significava “a vontade permissiva de Deus”, e ele deu permissão explícita ao Bispo Schneider e aos outros bispos presentes para citar suas palavras.

O bispo Schneider, por sua vez, pediu ao papa que esclarecesse a declaração de maneira oficial.

O papa Francisco pareceu oferecer um esclarecimento informal em sua  audiência geral de quarta-feira em 3 de abril de 2019, mas nenhum esclarecimento ou correção oficial ao texto foi dado até o momento.

Nesta entrevista exclusiva, o bispo Schneider revela  novos detalhes  sobre seu intercâmbio direto com o Santo Padre na reunião de 1º de março. Ele também discute seus pontos de vista sobre o esclarecimento informal do Papa na audiência geral de 3 de abril, e a  gravidade  de um “Comitê Superior” sendo estabelecido para implementar o documento de Abu Dhabi, na ausência de uma correção oficial da controversa passagem.

De acordo com o Bispo Schneider, ao implementar o documento de Abu Dhabi sem corrigir sua errônea afirmação sobre a diversidade das religiões, “os homens na Igreja não apenas traem Jesus Cristo como o único Salvador da humanidade e a necessidade de Sua Igreja para a salvação eterna, mas também cometer uma grande injustiça e pecar contra o amor ao próximo ”.

Aqui está nossa entrevista completa com o bispo Athanasius Schneider.

Excelência, o esclarecimento do Papa Francisco sobre o documento de Abu Dhabi na audiência geral de 3 de abril de 2019 seria suficiente em sua opinião? E quais são seus pensamentos sobre suas observações?

Na audiência geral de quarta-feira, em 3 de abril de 2019, o Papa Francisco pronunciou  estas palavras : “Por que Deus permite muitas religiões? Deus queria permitir isso: os teólogos escolásticos costumavam se referir à voluntas permissiva de  Deus  [vontade permissiva]. Ele queria permitir essa realidade: existem muitas religiões ”.

Infelizmente, o papa não fez qualquer referência à frase objetivamente errônea do documento de Abu Dhabi que diz: “ O pluralismo e a diversidade de religiões, cor, sexo, raça e linguagem são determinados por Deus em sua sabedoria.Esta frase é em si mesma errônea e contradiz a Revelação Divina, visto que Deus nos revelou que Ele não quer diversas religiões, mas somente a única religião que Ele ordenou no Primeiro Mandamento do Decálogo: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão. Você não terá outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, ou qualquer semelhança de tudo o que está no céu, ou na terra embaixo, ou na água debaixo da terra. Você não se curvará a eles nem os servirá ”(Êx 20: 2-5). Nosso Senhor Jesus Cristo confirmou a perene validade deste mandamento dizendo: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás’” (Mt 4:10). As palavras “Senhor” e “Deus”, expressas no primeiro mandamento, significa a Santíssima Trindade, que é o único Senhor e o único Deus. Portanto, o que Deus deseja positivamente é que todos os homens adorem e adorem somente a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o único Senhor e Deus. o O Catecismo da Igreja Católica  ensina: “Como expressam os deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo, os Dez Mandamentos revelam, em seu conteúdo primordial, graves obrigações. São fundamentalmente imutáveis ​​e obrigam sempre e em toda parte. Ninguém pode dispensar deles ”(n. 2072).

As observações acima mencionadas do Papa Francisco na audiência geral de 3 de abril de 2019 na quarta-feira são um pequeno passo para um esclarecimento da frase errônea encontrada no documento de Abu Dhabi. No entanto, eles permanecem insuficientes porque não se referem diretamente ao documento, e porque o católico comum e quase todos os não-católicos não conhecem nem compreendem o significado da expressão teologicamente técnica “vontade permissiva de Deus”.

Do ponto de vista pastoral, é altamente irresponsável deixar os fiéis de toda a Igreja na incerteza em uma questão tão vital quanto a validade do primeiro mandamento do Decálogo e a obrigação divina de todos os homens de crer e adorar, com seus livre arbítrio, Jesus Cristo como o único Salvador da humanidade. Quando Deus ordenou a todos os homens “Este é o meu Filho amado, com quem me comprazo; escutai-o! ”(Mt 17: 5) e quando, conseqüentemente, em Seu julgamento Ele“ infligir vingança sobre os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus ”(2 Tessalonicenses 1: 8), como pode Ele no mesmo tempo positivamente a diversidade das religiões? As palavras inequívocas reveladas de Deus são irreconciliáveis ​​com a frase do documento de Abu Dhabi. Afirmar o contrário significaria enquadrar um círculo ou adotar a mentalidade do gnosticismo ou do hegelianismo.

Não se pode justificar a teoria de que a diversidade de religiões é positivamente desejada por Deus ao acrescentar a verdade do depósito da fé em relação ao livre-arbítrio como um dom de Deus criador. Deus concedeu ao homem o livre arbítrio precisamente para que ele possa adorar somente a Deus, que é o Deus Triúno. Deus não deu ao homem o livre arbítrio para adorar ídolos, ou negar ou blasfemar o seu Filho encarnado Jesus Cristo, que disse: “Aquele que não crê já está condenado, porque não creu no nome do único Filho de Deus” (Jo 3,18).

Depois do seu intercâmbio com o Papa Francisco em 1 de março, durante a  visita ad limina  a Roma, você teve mais alguma comunicação com ele sobre suas preocupações? Em caso afirmativo, foi antes ou depois da audiência geral de 3 de abril de 2019 na quarta-feira?

Durante a audiência de 1 de março de 2019, por ocasião da  visita ad limina  , dirigi-me ao Papa Francisco, na presença dos bispos do nosso grupo, com estas palavras:

    “Santíssimo Padre, na presença de Deus, imploro a Vossa Santidade, em nome de Jesus Cristo, que nos julgue, que retire essa declaração do documento inter-religioso de Abu Dhabi, que relativiza a singularidade da fé em Jesus Cristo. Caso contrário, a Igreja em nossos dias não será direta sobre a verdade do Evangelho, como o apóstolo Paulo disse a Pedro em Antioquia (ver Gál 2,14) ”.

O Santo Padre respondeu imediatamente, dizendo que se deve explicar a frase do documento de Abu Dhabi sobre a diversidade de religiões no sentido da “vontade permissiva de Deus”. Ao que eu respondi: “Uma vez que essa frase enumera os objetos do A vontade sábia de Deus indiscriminadamente, colocando-os logicamente no mesmo nível, a diversidade dos sexos masculino e feminino também deve ser desejada por Deus por Sua vontade permissiva, o que significa que Ele tolera essa diversidade, como Ele poderia tolerar a diversidade das religiões.”

O Papa Francisco admitiu então que a frase poderia ser mal compreendida e disse: “Mas você pode dizer às pessoas que a diversidade das religiões corresponde à vontade permissiva de Deus”. Ao que eu respondi: “Santo Padre, por favor (dirá) o inteiro Igreja isto. ”Eu deixei meu pedido verbal com o Papa também na forma escrita.

O Papa Francisco gentilmente me respondeu com uma carta datada de 5 de março de 2019, na qual ele repetiu suas palavras da audiência de 1º de março de 2019. Ele disse que é preciso entender a frase aplicando o princípio da vontade permissiva de Deus. Ele também observou que o documento de Abu Dhabi não pretende igualar a vontade de Deus em criar diferenças de cor e sexo com as diferenças das religiões.

Com uma carta datada de 25 de março de 2019, eu respondi a carta do Papa Francisco de 5 de março de 2019, agradecendo-lhe sua gentileza e pedindo-lhe com franqueza fraterna que publicasse, pessoalmente ou por meio de um Dicastério da Santa Sé, uma nota de esclarecimento. Repetindo a substância do que ele disse na audiência em 1 de março de 2019 e em sua carta de 5 de março de 2019. Eu adicionei estas palavras: “Ao publicar tais palavras, Sua Santidade terá a auspiciosa e abençoada ocasião em um difícil momento histórico. da humanidade e da Igreja para confessar a Cristo, o Filho de Deus. ”

Devo dizer também que o Papa Francisco enviou-me um cartão datado de 7 de abril de 2019. Ele anexou uma cópia de seu discurso na audiência geral de 3 de abril de 2019 na quarta-feira e sublinhou a seção referente à vontade permissiva de Deus. Sou, naturalmente, grato ao Santo Padre por essa atenção tão gentil.

O Documento sobre “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e Vivendo Juntos” não foi oficialmente emendado ou corrigido e, ainda assim, um “Comitê Superior” foi estabelecido para implementá-lo. Na segunda-feira, 26 de agosto de 2019, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado informando que o Papa Francisco ficou satisfeito em saber da formação de um “Comitê Superior” para alcançar as metas contidas no documento. De acordo com o comunicado, o papa Francisco disse em seu parecer: “Embora tristemente o mal, o ódio e a divisão freqüentemente sejam notícia, há um mar oculto de bondade que está crescendo e nos leva à esperança no diálogo, conhecimento recíproco e possibilidade de construção, juntamente com os seguidores de outras religiões e todos os homens e mulheres de boa vontade, um mundo de fraternidade e paz. ”Vossa Excelência, quão sério é este problema?

O problema é da maior seriedade, porque sob a frase retoricamente bela e intelectualmente sedutora “Fraternidade Humana”, os homens na Igreja hoje estão de fato promovendo a negligência do primeiro Mandamento do Decálogo e a traição do núcleo do Evangelho. Por mais nobres objetivos como “fraternidade humana” e “paz mundial”, eles não podem ser promovidos a custo de relativizar a verdade da singularidade de Jesus Cristo e de Sua Igreja e de minar o primeiro Mandamento do Decálogo.

O documento de Abu Dhabi sobre “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e Vivendo Juntos” e o “Comitê Superior” encarregados de implementá-lo são um pouco como um bolo lindamente decorado que contém uma substância nociva. Mais cedo ou mais tarde, quase sem perceber, enfraquecerá o sistema imunológico do corpo.

O estabelecimento do mencionado “Comitê Superior”, mandatado com a implementação em todos os níveis, entre outros bons propósitos, do princípio alegadamente divinamente desejado da “diversidade de religiões”, na verdade paralisa a missão ad gentes da Igreja  . Sufoca seu zelo ardente para evangelizar todos os homens – é claro, com amor e respeito. Dá a impressão de que a Igreja hoje está dizendo: “Tenho vergonha do Evangelho”; “Tenho vergonha de evangelizar”; “Tenho vergonha de levar a luz do Evangelho a todos os que ainda não crêem em Cristo”. Isso é o oposto do que São Paulo Apóstolo dos Gentios disse. Em vez disso, declarou: “Não me envergonho do Evangelho” (Rom 1:16) e “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!” (1 Cor 9:16).

O Documento de Abu Dhabi e os objetivos do “Comitê Superior” também enfraquecem consideravelmente uma das características e tarefas essenciais da Igreja, ou seja, ser missionária e cuidar principalmente da salvação eterna dos homens. Reduz as principais aspirações da humanidade aos valores temporais e imanentes da fraternidade, paz e convivência. De fato, as tentativas de paz estão destinadas ao fracasso se não forem propostas em nome de Jesus Cristo. Esta verdade nos lembra profeticamente do papa Pio XI, que disse que as principais causas das dificuldades sob as quais a humanidade está trabalhando “eram devidas ao fato de que a maioria dos homens expulsou Jesus Cristo e sua santa lei de suas vidas; que estes não tinham lugar em assuntos privados ou na política ”. Pio XI prosseguiu dizendo: Quas Primas , 1 ). O mesmo Papa ensinou que os católicos “se tornam grandes fatores para a paz mundial, porque trabalham pela restauração e difusão do Reino de Cristo” (Encíclica  Ubi arcano , 58 ).

Uma paz que é uma realidade interior-mundana e puramente humana irá falhar. Pois, de acordo com Pio XI, “a paz de Cristo não é nutrida nas coisas da terra, mas nas do céu. Nem poderia ser de outra forma, já que é Jesus Cristo quem revelou ao mundo a existência de valores espirituais e obteve para eles a devida apreciação. Ele disse: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e sofrer a perda de sua própria alma?” (Mt 16:26) Ele também nos ensinou uma lição divina de coragem e constância quando disse: ‘Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; antes, temem aquele que pode destruir a alma e a alma. corpo no inferno ‘(Mt 10:28; Lc 12:14) ”(Encíclica  Ubi arcano , 36 ).

Deus criou homens para o céu. Deus criou todos os homens para conhecer Jesus Cristo, ter vida sobrenatural Nele e alcançar a vida eterna. Liderar todos os homens a Jesus Cristo e à vida eterna é, portanto, a missão mais importante da Igreja. O Concílio Vaticano II nos forneceu uma explicação apta e bela desta missão: “A atividade missionária deriva sua razão da vontade de Deus”, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um mediador entre Deus e os homens, o próprio homem Jesus Cristo, que se deu a si mesmo em resgate por todos ”(1Tm 2:45),“ nem há salvação em nenhum outro ”(At 4 : 12). Portanto, todos devem ser convertidos a Ele, tornados conhecidos pela pregação da Igreja, e todos devem ser incorporados a Ele pelo batismo e na Igreja que é Seu corpo. Para o próprio Cristo ‘, salientando em linguagem expressa a necessidade da fé e do batismo (cf. Mc 16, 16; Jo 3, 5), confirmou ao mesmo tempo a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo batismo, como por um porta. Portanto, esses homens não podem ser salvos, embora conscientes de que Deus, por meio de Jesus Cristo, fundou a Igreja como algo necessário, ainda não deseja entrar nela ou perseverar nela. (Cf. Decreto “On Priestly Training”, 4, 8, 9.) Portanto, embora Deus, de maneiras conhecidas por Si mesmo, possa levar aqueles inculpably ignorantes do Evangelho a encontrar aquela fé sem a qual é impossível agradá-Lo (Hebreus 11: 6). ), contudo, uma necessidade repousa sobre a Igreja (1Cor 9,16) e, ao mesmo tempo, um dever sagrado de pregar o Evangelho. E, portanto, a atividade missionária hoje, como sempre, mantém seu poder e necessidade ”(Ad Gentes , 7 ).

Quero enfatizar estas últimas palavras: “A atividade missionária da Igreja hoje mantém sua necessidade!”

Você deseja adicionar alguma coisa?

Em sua audiência geral de quarta-feira de 3 de abril de 2019, o Papa Francisco também disse o seguinte sobre a diversidade das religiões: “Existem muitas religiões. Alguns nascem da cultura, mas sempre olham para o céu; eles olham para Deus ”.

Estas palavras contradizem de algum modo a seguinte declaração luminosa e clara do Papa Paulo VI: “Nossa religião cristã efetivamente estabelece com Deus uma relação autêntica e viva que as outras religiões não conseguem fazer, mesmo que tenham, por assim dizer, suas braços estendidos para o céu ”(Encíclica  Evangelii Nuntiandi , 52 ). Quão oportuna, também, são as palavras do Papa Leão XIII: “A visão de que todas as religiões são iguais é calculada para causar a ruína de todas as formas de religião, e especialmente da religião católica, que, por ser a única que é verdade, não pode, sem grande injustiça, ser considerado como igual a outras religiões. ”(Encíclica Humanum , 16 ).

Igualmente apropriado são as seguintes palavras do Papa Paulo VI:

É com alegria e consolação que, no final da grande Assembleia de 1974, ouvimos estas palavras esclarecedoras: “Desejamos confirmar uma vez mais que a tarefa de evangelizar todas as pessoas constitui a missão essencial da Igreja”. É uma tarefa e missão que as vastas e profundas mudanças da sociedade atual tornam ainda mais urgentes. Evangelizar é, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, sua identidade mais profunda. Ela existe para evangelizar, isto é, para pregar e ensinar, para ser o canal do dom da graça, para reconciliar os pecadores com Deus e para perpetuar o sacrifício de Cristo na Missa, que é o memorial de Deus. morte e ressurreição gloriosa (Encíclica  Evangelii Nuntiandi , 14 ).

Portanto, como ensina o Catecismo da Igreja Católica, “o propósito último da missão não é outro senão fazer com que os homens participem da comunhão entre o Pai e o Filho em seu Espírito de amor” (nº 850).

Ao reconhecer direta ou indiretamente a igualdade de todas as religiões, através da divulgação e implementação do documento de Abu Dhabi (datado de 4 de fevereiro de 2019) sem corrigir sua errônea afirmação sobre a diversidade das religiões, os homens na Igreja hoje não apenas traem Jesus Cristo como o único Salvador da humanidade e a necessidade da Sua Igreja para a salvação eterna, mas também cometer uma grande injustiça e pecado contra o amor ao próximo. Em 1542, São Francisco Xavier escreveu das Índias ao seu pai espiritual Santo Inácio de Loyola: “Muitas pessoas nesses lugares não são cristãs simplesmente porque não há ninguém para fazê-las. Muitas vezes tenho o desejo de viajar para as universidades da Europa, especialmente Paris, e grito de qualquer lugar, como um louco, para impelir aqueles que têm mais conhecimento do que caridade com estas palavras: “Ai, quantas almas,

Que estas flamejantes palavras do patrono celestial das missões e do primeiro grande missionário jesuíta possam tocar as mentes e os corações de todos os católicos e especialmente do primeiro papa jesuíta, para que com coragem evangélica e apostólica retire a declaração errônea sobre a diversidade de religiões contidas no documento de Abu Dhabi. Por tal ato ele poderia perder a amizade e estima dos poderosos deste mundo, mas certamente não a amizade e a estima de Jesus Cristo, de acordo com Suas palavras: “Todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também confessarei. ele diante do meu Pai que está no céu ”(Mt 10,32).

26 de agosto de 2019

+ Athanasius Schneider
_______________________________
Salve Roma/ Life Site News

Nenhum comentário:

Postar um comentário