terça-feira, 20 de março de 2018

Vaticano publica carta completa de Bento XVI sobre “A Teologia de Francisco”



A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé publicou no sábado, 17 de março, a carta completa de Bento XVI sobre a coleção “A Teologia do Papa Francisco”, após polêmica por uma “suposta manipulação” fotográfica que, como assinalou um meio de comunicação internacional, “alterou significativamente o significado das citações” do Papa Emérito.

Como se recorda, em 12 de março foi apresentada a coleção “A Teologia do Papa Francisco”, no marco das celebrações pelo quinto aniversário da eleição do atual Pontífice.

Por isso, a Secretaria para a Comunicação divulgou uma nota de imprensa que anunciava uma “carta pessoal de Bento XVI sobre sua continuidade com o pontificado do Papa Francisco”, com uma foto que mostrava uma pilha de livros sobre a segunda folha da missiva, deixando a vista apenas a assinatura do Papa Emérito.

Entretanto, depois foram conhecidas algumas linhas não divulgadas pela secretaria vaticana. Nestas, Bento XVI expressa sua surpresa por estar incluído entre os autores o teólogo alemão Peter Hünermann, “que durante meu pontificado se distinguiu por ter liderado iniciativas antipapais” e por atacar de “forma virulenta a autoridade magisterial do Papa”.

A jornalista Nicole Winfield, de ‘AP’, escreveu em 14 de março que uma fonte vaticana, sob anonimato, “não explicou por que a Santa Sé eliminou as linhas e se limitou a comentar que nunca se teve a intenção de divulgar todo o documento”. 

Winfield assinalou que “o conteúdo faltante da carta alterou significativamente o significado das citações que o Vaticano decidiu destacar, as quais foram reproduzidas amplamente na imprensa”.

Diante desta polêmica, a Secretaria para a Comunicação emitiu no dia 17 de março um comunicado, no qual recorda que, por “ocasião da apresentação da coleção ‘A Teologia do Papa Francisco’, editada pela Livraria Editora Vaticana, realizada no último dia 12 de março, foi divulgada uma carta do Papa Emérito Bento XVI”.
_____________________
ACI Digital