domingo, 22 de janeiro de 2017

"Converter-se não é mudar de roupa mas de atitude", diz Papa


ANGELUS
Praça de São Pedro 
domingo, 22 de janeiro, 2017



Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (cf. Mt 4,12-23) narra o início da pregação de Jesus na Galiléia. Ele deixa Nazaré, uma vila nas montanhas, e se estabelece em Cafarnaum, um importante centro na margem do lago, habitada principalmente por gentios, o ponto de cruzamento entre o Mediterrâneo e o interior da Mesopotâmia. Esta escolha significa que os destinatários de sua pregação não são apenas seus compatriotas, mas todos quantos chegam na cosmopolita "Galiléia dos gentios" (v 15; cf.. É 8:23): esse era o seu nome. Vista de Jerusalém como sua capital, cuja terra é geograficamente periférica e religiosamente impura porque estava cheia de pagãos, para misturar com aqueles que não pertencem a Israel. Da Galiléia eles esperavam certamente não grandes coisas para a história da salvação. Em vez de lá - a partir daí - ele espalha a "luz" sobre o qual refletimos sobre os recentes domingos: a luz de Cristo. Espalha-se a partir da periferia.

A mensagem de Jesus espelha a de Batista, pregando o "reino dos céus" (v. 17). Este reino não envolve o estabelecimento de um novo poder político, mas o cumprimento da aliança entre Deus e seu povo, que vai inaugurar uma época de paz e justiça. Para apertar este pacto com Deus, todos são chamados a converter e transformar sua maneira de pensar e de viver. É importante para isso: converter não é só mudar a maneira como as pessoas vivem, mas também como pensar. É uma transformação de pensamento. Não é mudar suas roupas, mas hábitos! O que diferencia Jesus de João Batista é o estilo e o método. Jesus escolhe ser um profeta viajante. Ele não esperar as pessoas, mas se move para atendê-las. Jesus está sempre a caminho! Suas primeiras saídas missionárias ocorrem ao longo do mar da Galiléia, em contato com a multidão, especialmente com os pescadores. Jesus não só proclama a vinda do reino de Deus, mas procura companheiros para serem associados à sua missão de salvação. Neste mesmo lugar que ele conhece dois pares de irmãos: Simão e André, Tiago e João; Ele chama-lhes dizendo: "Sigam-me, eu vos farei pescadores de homens" (v. 19). A chamada os alcança no auge de suas atividades diárias: o Senhor se revela a nós não tão extraordinário ou sensacional, mas em nossas vidas diárias. Eles encontram o Senhor; e ali Ele é revelado, ele faz sentir o seu amor em nossos corações; e ali - com este diálogo com ele na vida cotidiana - mudando nossos corações. A resposta dos quatro pescadores é imediato e pronto: "No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram" (v 20). Sabemos que eles eram discípulos de João Batista e que, graças ao seu testemunho, já tinha começado a crer em Jesus como o Messias (cf. Jo 1,35-42).  

Nós, os cristãos de hoje, temos a alegria de proclamar e testemunhar a nossa fé porque não havia esse primeiro anúncio, porque não eram aqueles homens humildes e corajosos que responderam generosamente ao chamado de Jesus. Nas margens do lago, em um espaço impensável, nasceu a primeira comunidade de discípulos de Cristo. A consciência destes princípios irá inspirar em nós um desejo de trazer a palavra, o amor e a ternura de Jesus em qualquer contexto, mesmo o mais impermeável e resistente. Levar a Palavra a todos os subúrbios! Todas as áreas da vida humana são o solo para lançar as sementes do Evangelho, para dar frutos de salvação.

Que a Virgem Maria nos ajude com a sua intercessão materna a respondermos com alegria ao chamado de Jesus, nos colocamos a serviço do Reino de Deus.

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos . Este ano, ele tem o tema, tirado de São Paulo, que nos mostra o caminho a seguir. Ele diz assim: "O amor de Cristo nos impele à reconciliação" (cf. 2 Cor 5:14). Próxima quarta-feira vai se concluir a Semana de Oração com a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com a participação dos irmãos e irmãs de outras Igrejas e comunidades cristãs presentes em Roma. Convido-vos a perseverar na oração, de modo a satisfazer o desejo de Jesus: "Que todos sejam um" ( Jo 17,21).

Nos últimos dias, o terremoto e a neve pesada, mais uma vez colocaram uma pressão sobre muitos dos nossos irmãos e irmãs na Itália Central, especialmente em Abruzzo, Marche e Lazio. Eu estou perto com a oração e carinho para as famílias que tiveram vítimas entre seus entes queridos. Encorajo todos aqueles envolvidos generosamente nos esforços de socorro e assistência; bem como as Igrejas locais, que estão trabalhando para aliviar o sofrimento e dificuldades. Muito obrigado por essa proximidade, para o seu trabalho e ajuda concreta que ela carrega. Thanks! E convido-vos a rezar juntos a Nossa Senhora para as vítimas e para aqueles que generosamente se comprometem nos esforços de socorro.

[Recite Hail Mary]

No Extremo Oriente e em várias partes do mundo, milhões de homens e mulheres estão se preparando para celebrar o Ano Novo Lunar em 28 de janeiro. Minha cordial saudação a chegar a todas as suas famílias, com a esperança de que eles se tornam mais e mais uma escola onde você aprende a respeitar uns aos outros, comunicar e cuidar uns dos outros desinteressadamente. Que a alegria de espalhar o amor no seio das famílias e elas irradiam por toda a sociedade.

Saúdo todos vós, fiéis de Roma e os peregrinos de vários países, em particular o grupo de meninas e estudantes de "Diego Sánchez" de Talavera la Real (Espanha) Panamá.

Saúdo os Católica Professores sindicalistas, executivos, educadores e formadores, que terminou 25 º Congresso Nacional, e espero que para eles uma obra educativa frutífera em parceria com as famílias. Além disso, em colaboração com as famílias!

Desejo a todos um bom domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!
____________________________________

Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário