sábado, 21 de janeiro de 2017

Ancorados no Senhor, Rocha inabalável...


Um católico verdadeiro procura compreender cada vez mais e melhor a fé à qual aderiu, procura colocar em diálogo a fé da Igreja com as situações sempre mutáveis do mundo, mas jamais adultera a fé recebida uma vez por todas.

A doutrina da fé é viva e dinâmica por obra do Espírito Santo: desenvolve-se, amadurece, explicita-se, mas nunca se nega a si mesma ou se trai!

Além do mais, geração alguma de cristãos, pastores alguns, teólogos nenhuns, por competentes que sejam, podem colocar-se acima do que foi recebido pela Tradição oral e escrita (Sagradas Escrituras) da Igreja!

A Igreja é de Cristo - só Dele! -, não é nossa, não está ao nosso dispor! A Igreja sequer é de si própria! Não somos nossos, não nos pertencemos! Alguém pagou alto preço por nós, Alguém nos redimiu, Alguém nos reuniu em Igreja: o Cristo, nosso único Senhor, nossa única verdade! Sua Palavra, a fé que Ele entregou à Sua Igreja, não pode ser adulterada de modo algum!
 

É na Mãe católica, Comunhão dos que receberam a Unção do Santo Espírito da Verdade, que temos a certeza de sermos conservados e guiados na verdadeira fé, e mantemos a firme convicção que o desenvolvimento da doutrina de fé é autêntico, pois o Cristo assim o prometeu que, no Seu Espírito, conduziria a Sua Igreja à verdade plena. É o Espírito, Unção do Santo – e só Ele! – Quem garante que o desenvolvimento da doutrina da fé da Igreja é segundo Cristo e não uma traição ao que recebemos desde o princípio!

Assim, cada geração de cristãos, pastores e fieis, está obrigada, no Espírito, a ouvir sempre de novo o que nos foi transmitido: ouvir na fé, meditar, como a Virgem, com atenta e humilde solicitude, viver com fidelidade e propor corajosamente aos que desejarem ouvir, oportuna e inoportunamente! Assim, a cada geração - e de certo modo, em cada fiel - a fé e como que "mastigada", "ruminada", feita vida e reproposta; mas, sempre fiel ao que recebemos, sem adulterações ou concessões ao mundo, ao espírito do tempo ou ao pecado, moleza e malandragem humana...

Sem isto, sem esta dinâmica de vida e fidelidade, a Igreja já não comunicaria o Eterno, já não seria ministra de Cristo! E isto é o que ela é: ministra de Cristo, seu Senhor, seu Esposo, seu Juiz!

Cremos, Senhor! Em meio às escuridões em que vivemos, sustenta nossa fé!


Dom Henrique Soares da Costa

Bispo de Palmares, PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário