sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Chile: Incêndio destrói igreja católica do século XVII


No último dia 8 de janeiro, foi incendiada a Igreja São Marcos de Mamiña, construída em 1632 no período da conquista e que se localizava no bairro de Pozo Almonte, a 2800 metros de altura no norte do Chile.

O alarme de incêndio ocorreu às 15h e quatro companhias de bombeiros junto com a brigada da mineradora Cerro Colorado trabalharam na extinção do fogo. As causas dessa tragédia ainda estão sendo investigadas.


As chamas consumiram toda a decoração e o teto no lado de dentro da igreja. Ficaram de pé as paredes de tijolo e a fachada lavrada com pedra vulcânica rosada chamada “liparita”, junto às duas colunas de estilo barroco andino.

Após o incêndio, o Bispo de Iquique, Dom Guillermo Vera Soto, foi a Mamiña para compartilhar com a comunidade e celebrar uma Missa.


Em conversa com o Grupo ACI, Dom Vera explicou o quanto foi dolorosa a destruição patrimonial e religiosa.

“As pessoas ficaram atingidas. Homens e mulheres estavam chorando. A Igreja tem um grande significado para eles. É o lugar de encontro, de reunião, da família, onde eles celebram sua fé”.


“Embora os filhos (dos moradores) tenham ido embora para as cidades, eles voltam muitas vezes durante o ano: na Semana Santa, na celebração de Nossa Senhora do Rosário, na festa de Corpus Christi. O povoado se enchia de vida e a vida estava em torno da festa religiosa”, explicou.

“O fato de ter perdido as suas imagens é algo muito doloroso. Perderam todas estas imagens centenárias, diante das quais gerações e gerações de Mamiña tinham rezado e celebrado”, manifestou.


Entretanto, acrescentou Dom Vera, “que este incêndio acenda a fé. Que sirva para trabalhar muito unidos como comunidade. Eu vi a disposição das famílias que já estão trabalhando com o desejo de recuperar rapidamente o que incêndio destruiu”.

Dom Vera ressaltou o valor patrimonial deste tipo de construção “em um mundo tão globalizado; lhes dá identidade e torna este povo único. Constitui a sua Igreja, as suas festas religiosas e festas de padroeiros”.

O primeiro pároco da Igreja São Marcos de Mamiña foi o Bispo de Iquique e primeiro Cardeal chileno, Dom José Maria Caro.
___________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário