quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Alemanha: Artista é multado por “fazer flexões” sobre altar de Igreja Católica


Um artista foi multado em 700 euros pelo tribunal da cidade alemã de Saarbrücken depois de publicar um vídeo no YouTube no qual aparece fazendo 27 flexões sobre o altar da Basílica de São João.

Alexander Karle, de 38 anos, que estudou arte em uma universidade de Saarbrücken, publicou o vídeo no YouTube intitulado: “Pressure to Perform” (Pressão para executar).

Assegurou que queria “estudar os vínculos entre a religião e a necessidade de se ajustar aos altos padrões atuais”, segundo relatórios de fontes de notícias russas e alemãs.



O vídeo chamou a atenção dos funcionários da Igreja pela primeira vez quando foi exibido em um centro de arte em fevereiro do ano passado. A paróquia apresentou denúncias contra Karle, acusando-o de profanar um lugar de culto.

O sacerdote local, Pe. Eugen Vogt, afirmou ao ‘Saarbrücker Zeitung’ que “a fé cristã espera ser tratada com respeito” e chamou o ato profano de “provocação e delito”.

A Procuradoria Geral infligiu inicialmente a Karle uma reparação de 1.500 euros devido à perturbação de atividades religiosas e entrada ilegal em uma propriedade fechada ao público.



O Procurador disse que utilizar o altar para algo distinto da sua intenção original não era uma “condição necessária para outorgar o direito à liberdade de expressão e à autoexpressão criativa do artista”.

Entretanto, Karle insistiu que o ato não era um ataque contra a Igreja, mas uma atuação artística, por isso o caso foi remetido a um tribunal local.

Além disso, declarou aos meios de comunicação que esperava que o seu ato causasse uma conversa sobre o “materialismo na Igreja” e “a grande pressão para cumprir com os padrões da Igreja”, entre outras coisas.

O julgamento foi no dia 17 de janeiro frente a um tribunal local de Saarbrücken, que multou Karle em 700 euros (aproximadamente 746 dólares).
_____________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário