sábado, 20 de fevereiro de 2021

Vaticano: Papa aceita renúncia do cardeal Sarah ao cargo de prefeito da Congregação para o Culto Divino



O Papa Francisco aceitou hoje a renúncia apresentada pelo cardeal Robert Sarah ao cargo de prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé em comunicado.

Na rede social Twitter, o cardeal Sarah comunicou também a renúncia ao cargo, aceite pelo Papa, referindo-se a encontros futuros, em Roma ou “noutros lugares” e afirmando a que a “única rocha é Cristo”:

“Hoje o Papa aceitou a minha renúncia ao cargo de prefeito da Congregação para o Culto Divino após o meu 75º aniversário. Estou nas mãos de Deus. A única rocha, é Cristo. Brevemente nos encontraremos em Roma e noutros lugares”, escreve o cardeal Robert Sarah.




O cardeal Robert Sarah foi nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em novembro de 2014, sendo na altura presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’.

Natural da Guiné-Conacri, D. Robert Sarah, foi nomeado secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos em 2001, por São João Paulo II; a 7 de outubro de 2010, Bento XVI designou-o presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ e foi criado cardeal pelo Papa emérito a 20 de novembro desse ano.

Ao completar 75 anos,  no dia 15 em junho de 2020, o cardeal Sarah apresentou ao Papa o pedido de renúncia ao cargo; Francisco não aceitou na altura e confirmou o cardeal guineense como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

No boletim de hoje da Sala de Imprensa da Santa Sé é comunicado tambºem que o Papa Francisco aceitou a renúncia aos cargos de Vigário Geral do Papa para a Cidade do Vaticano, de Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano e de Presidente da Fábrica de São Pedro apresentada pelo cardeal Angelo Comastri, nomeando para os mesmos cargos o cardeal Mauro Gambetti, franciscano, que foi guardião-geral do Convento de São Francisco, em Assis.

__________________________________
Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário