sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Papa aceita renúncia de bispo que pediu para discutir sacerdócio feminino



O Papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo suíço que recentemente convocou um conselho de bispos para discutir as mulheres sacerdotes, segundo informações divulgadas pela sala de imprensa da Santa Sé em 8 de fevereiro.

Trata-se de Dom Denis Theurillat, Bispo Auxiliar da Diocese de Basiléia (Suíça).

Dom Theurillat disse a kath.ch que havia pedido a renúncia cinco anos antes da idade normal de aposentadoria para os bispos devido ao crescente fardo de seu cargo.

Além disso, em setembro de 2020, o Prelado sofreu uma queda e disse que depois disso percebeu que "chegou a hora de deixar o cargo e pensar em um novo capítulo na minha vida".

No entanto, em outra entrevista com kath.ch na época, comentou que gostaria de participar de um conselho sobre mulheres sacerdotes e afirmou que “os fatos estão sobre a mesa, chegou o momento. Todos os bispos do mundo deveriam se reunir e decidir: sim ou não”.

Por sua vez, a Conferência Episcopal Suíça indicou em comunicado que recebeu a notícia "com surpresa" e expressou "sua profunda gratidão por seus 20 anos de serviço", visto que foi um "homem de diálogo, também disposto a construir pontes".

Da mesma forma, a nota dos bispos suíços recordou o trabalho que Dom Theurillat realizou em favor dos jovens ao orientar os grupos nas Jornadas Mundiais da Juventude em Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008) e Rio de Janeiro (2012), bem como por seu trabalho na organização do encontro de São João Paulo II com 20 mil jovens durante sua visita à Suíça, em 2004.

Dados biográficos

Denis Theurillat nasceu em 21 de setembro de 1950, em Épauvillers (Suíça).

Foi ordenado sacerdote em 1976 pela Diocese de Basiléia.

Foi ordenado bispo auxiliar de Basiléia em 17 de abril de 2000, enquanto que o atual presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, era bispo de Basiléia.

Magistério sobre a ordenação sacerdotal

Na carta apostólica “Ordinatio sacerdotalis” publicada em 1994, São João Paulo II declarou que “a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja".

Em 2016, o Papa Francisco disse na coletiva de imprensa no voo de volta da Suécia a Roma que o que a Igreja ensina sobre a ordenação sacerdotal não mudará e que a última palavra sobre o assunto veio de São João Paulo II.
________________________________________
Publicada originalmente em CNA.
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário