quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Absurdo: Governo do Ceará decreta entrega da Eucaristia pré-embalada



Nas novas orientações do Decreto do Governador do Estado Ceará, Camilo Santana (PT), para prevenção de contágio ao Coronavírus, chama atenção a determinação referente às Igrejas, como a prescrição de que “alimentos de cunho religioso” sejam  fornecidos “pré-embalados e em porções individuais”.

Para os católicos, a Hóstia Consagrada e o Vinho Consagrado são, realmente, Corpo e Sangue de Cristo. A rigor, pelo novo decreto, as espécies eucarísticas mencionadas  deveriam ser dadas ao fiéis em embalagens. O cuidado que faltou no período da campanha eleitoral, que durou cerca de dois meses, agora veio com juros.



Em matéria do jornal O Povo Online, publicada nesta segunda-feira, lê-se a seguinte observação:

“A rigidez definida pelo protocolo sanitário, no entanto, não foi cumprida em uma das celebrações mais tradicionais da Igreja Católica: a Quarta-feira de Cinzas. Na Catedral de Fortaleza, a hóstia foi entregue na boca dos fiéis.

A determinação do Governo do Ceará relembra uma muito semelhante feita pelo Governo de Santa Catarina, em abril de 2020, e que desagradou massivamente os católicos daquela Diocese.



O novo decreto prescreve ainda 33 orientações relacionadas à esfera religiosa, citando até o número de músicos que se deve ter por celebração, além de dizer como as coletas devem acontecer.

Igreja Católica frente à pandemia

A Igreja Católica tem sido uma das instituições que mais tem colaborado na prevenção ao Covid-19. A própria Arquidiocese de Fortaleza, como ente eclesiástico que é,  está sob o último  decreto do Senhor Arcebispo Dom José Antonio, desde agosto de 2020.

Para o retorno gradual das atividades presenciais, as Paróquias, Capelas e prédios afins se equiparam  com totens de álcool em gel, orientaram os fiéis  sobre distanciamento e reduziram a capacidade de recebimento de pessoas por celebração, geralmente controlado por meio de agendamento.

Esses cuidados foram mantidos pela Igreja, mesmo durante o período da campanha eleitoral, ano passado,  onde se verificou aglomerações inúmeras provocadas pela caça aos votos dos candidatos. A mesma Igreja manteve seus cuidados nos festejos de final de ano e continua com sua diligência em prol do bem comum.

A Arquidiocese de Fortaleza , bem como a Igreja Católica como um todo, no Brasil e no mundo,  também desenvolvem e mantém inúmeros projetos de assistência a moradores de rua, aconselhamento online e outras iniciativas que chegam aonde falta a atuação do Estado.

A própria  ação celebrativa da Igreja traz conforto espiritual e até psicológico aos fiéis, neste tempo de desafio.
________________________________
Templário de Maria
O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário