domingo, 30 de outubro de 2016

Terremoto na Itália destrói Igreja de São Bento


Um terremoto de 6,6 pontos na escala Ricther destruiu a histórica Igreja de São Bento em Nórcia, na Itália. Imagens divulgadas na televisão italiana apresentam o resgate de religiosos do templo logo após o desastre.


No coração da Itália, em meio às montanhas da região da Úmbria, está a pacata cidade de Núrsia (Norcia, no italiano), com suas estreitas ruas de pedra e paisagens extraordinárias. Famoso por suas linguiças suínas e trufas negras, o povoado de quase 5 mil habitantes é também a terra natal de São Bento, pai da vida monástica.



Por séculos, a comuna de Núrsia contou com a presença de monges beneditinos, que traziam segurança e conforto espiritual aos seus moradores. Mas, em 1810, com a promulgação do Código de Napoleão, os religiosos foram obrigados a deixar o local, sem que lhes fosse dado um prazo para retornar.



Espiritualmente órfãos, os nursini fizeram uma petição e recolheram entre si mais de 4 mil assinaturas, pedindo ao superior de São Bento que enviasse beneditinos de volta à terra do seu fundador. Finalmente, em 2000, o anseio dos moradores locais foi satisfeito e a vida monástica voltou a florescer em Núrsia: com mais dois religiosos, o padre norte-americano Cassian Folsom fundou na comuna o Mosteiro Beneditino Maria Sedes Sapientiae (“Maria, Sede da Sabedoria”), começando o apostolado de trabalho e oração (“Ora et labora“) que resume a Regra de São Bento.
____________________________________
Ancoradouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário