sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O Espírito intercede por nós


Quem só pede ao Senhor a bem-aventurança e só por ela anseia, pede com segurança e certeza e não teme receber com ela qualquer dano, porque pede aquilo sem o qual de nada lhe serviria qualquer outra coisa que recebesse, orando como convém. Esta é a única verdadeira vida, a única vida bem-aventurada: contemplar eternamente a bondade do Senhor, na imortalidade e incorruptibilidade de corpo e alma. Só por causa desta felicidade se buscam outros bens, só com esta finalidade se pede como convém. Quem alcançar a vida bem-aventurada terá tudo o que deseja e nela nada encontrará que não lhe convenha.

Ali está a fonte da vida, da qual agora sentimos sede na oração, enquanto vivemos na esperança sem ver ainda o que esperamos, refugiando-nos à sombra das asas d’Aquele em cuja presença estão todos os nossos desejos, para saborearmos a abundância da sua casa e saciarmo-nos na torrente das suas delícias; porque n’Ele está a fonte da vida e é na sua luz que veremos a luz, quando na sua bondade saciarmos todos os nossos desejos e já nada tivermos que pedir com gemidos porque tudo possuiremos com alegria.

Mas, como essa vida é a paz que supera todo o entendimento, também quando a pedimos na oração não sabemos o que pedimos. Não sabemos de facto o que pedimos, porque não conhecemos essa paz. Ao pensarmos nessa vida inefável, rejeitamos, recusamos e desprezamos tudo o que vem à nossa mente, sabendo bem que não é isso o que buscamos, embora não saibamos verdadeiramente o que esperamos.

Há em nós, por assim dizer, uma douta ignorância; douta, sem dúvida, porque instruída pelo Espírito Santo que vem em auxílio da nossa fraqueza. De facto, diz o Apóstolo: Esperar o que não vemos é esperar com perseverança; e acrescenta: O Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que devemos pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito e sabe que Ele intercede pelos santos em conformidade com Deus.

Isto não há-de entender-se como se o Espírito Santo de Deus, que na Trindade é Deus imutável, um só Deus com o Pai e o Filho, intercedesse pelos santos como alguém que não fosse Deus. Diz-se com efeito: Intercede pelos santos, porque os move a interceder, do mesmo modo que se diz: O Senhor vosso Deus vos põe à prova, para saber se O amais, isto é, para vo-lo fazer saber a vós. Efectivamente, o Espírito de Deus move os santos a interceder com gemidos inefáveis, inspirando-lhes o desejo daquela sublime realidade ainda desconhecida, mas que esperamos com perseverança. Aliás como seria possível falar de uma realidade que se deseja e que ainda se ignora? Certamente, se fosse totalmente desconhecida, não poderíamos desejar essa realidade sublime; e por outro lado, se já a estivéssemos a ver, não a buscaríamos nem pediríamos com gemidos inefáveis.


Da Carta de Santo Agostinho, bispo, a Proba
(Ep. 130, 14, 27 – 15, 28: CSEL 44, 71-73) (Sec. V)

Nenhum comentário:

Postar um comentário