segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Marcha contra casamento gay leva um milhão de pessoas às ruas do México


Mais de um milhão de pessoas percorreram as ruas de 122 cidades mexicanas para declarar apoio à exclusividade do casamento entre homem e mulher, no último sábado, dia 10 de setembro. A marcha foi uma resposta à tentativa do presidente Enrique Peña Nieto de incluir o casamento homossexual na constituição do país.

A Frente Nacional pela Família organizou os protestos. Em Guadalajara participaram 275 mil pessoas e em Querétaro 100 mil, segundo as estimativas dos organizadores. Em outras cidades, o número de participantes se aproximou dos 100 mil. Os participantes dos protestos levavam balões nas cores azul e rosa, além de imagens simbolizando a instituição familiar.


O grupo alerta para o fato de que a reforma de Peña Nieto permitiria a adoção de crianças por parte de casais homossexuais e minaria os direitos dos pais a respeito da cirurgia de mudança de sexo em crianças. Além disso, promoveria no currículo das escolas a atividade sexual precoce, a homossexualidade e a transgeneridade. 


Um porta-voz da Arquidiocese da Cidade do México disse recentemente que as investidas do presidente para impor o casamento entre pessoas do mesmo sexo estão levando ao maior choque entre o governo e a Igreja Católica desde a perseguição que deu início à Guerra Cristera (1926-1929), quando dezenas de padres foram assassinados. Segundo a Arquidiocese, a ação de Peña Nieto é como uma traição à hierarquia católica, que ele sempre buscava agradar no passado.


No final da celebração eucarística deste domingo (25/09), pelo Jubileu dos Catequistas, o Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus com os fiéis e peregrinos de várias partes do mundo que se encontravam na Praça São Pedro. A seguir, o Papa disse: “Uno-me de bom grado aos Bispos do México em apoiar os esforços da Igreja e da sociedade civil em favor da família e da vida, que neste momento exigem uma atenção pastoral e cultural especial em todo o mundo. E também asseguro a minha oração para o amado povo mexicano, a fim de que cesse a violência que nos últimos dias atingiu também alguns sacerdotes.” 



Em 24 de setembro, a Frente Nacional pela Família pretende realizar uma grande marcha nacional na Cidade do México.

________________________________
Sempre Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário