quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Polêmica nas redes por “Cegonhas”: Um filme para crianças que filtra ideologia de gênero?


Milhares de pessoas compartilharam no Whatsapp e diferentes redes sociais uma advertência sobre o filme “Cegonhas, a história que não te contaram” (Storks), uma animação sucesso de bilheteria em sua estreia e que inclui postulados da polêmica ideologia de gênero.

O filme de Warner Bros. Pictures narra as aventuras de uma cegonha e uma jovem humana que devem entregar um bebê “produzido” por engano. A polêmica se deve ao fato de que quase no final do filme, aparece em uma rápida sequência de casais do mesmo sexo recebendo bebês, causando confusão entre algumas crianças espectadoras.

Esta sequência, que passou inadvertida nos trailers promocionais do filme, causou mal-estar e desatou a difusão de mensagens contra o filme.

Ao ser questionado acerca da sua decisão de incluir estas imagens, Nicholas Stoller, diretor de Cegonhas, admitiu que sua intenção foi “mostrar uma reflexão do que são as famílias hoje em dia” e “tentamos mostrar todas elas, sem importar a cor de pele e, muito menos, a orientação sexual”. 

O ator mexicano Luis Gerardo Méndez, que faz a dublagem de um dos protagonistas, assegurou à imprensa que “o filme expõe o que e quem é a família. E acredito que seu discurso, assim como o nosso, é que a família é aquela que ama, aquela que está presente, cuida e provê. A família não é homem e mulher, nada mais”.

“Além disso, o faz de maneira muito sutil. São só algumas imagens porque, ao final, a história é de uma família que de jeito nenhum é convencional: Júnior é uma cegonha e Tulip é uma mulher”, expressou a atriz Martha Higareda que dá voz à personagem Tulip.

As mensagens que circulam nas redes sustentam que o apoio do filme às uniões homossexuais e à adoção de crianças é breve e para algumas crianças poderiam passar desapercebidos, mas reclamam o direito dos pais de decidir o que os seus filhos assistem sem propaganda enganosa.


______________________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário