sexta-feira, 27 de maio de 2016

Médico classifica ato realizado na UFC como “atentado contra a própria vida”.


O clínico geral dr. Ivan Castro classificou a apresentação realizada na Universidade Federal do Ceará – UFC, na qual um homem perfura o próprio braço e verte o sangue sobre um símbolo religioso,  como “um atentado contra a própria vida, com o agravante de ser celebrado em público”. O médico explica o porquê: “constitui  exposição a risco biológico para si, pois não se pode garantir a esterilidade dos instrumentos utilizados e, pior, para outrem, visto que o sangue pode carrear inúmeros problemas de saúde”.



Dr. Ivan chama  a atenção para o risco a que se expôs o homem durante o ato. “Em um país cheio de normas trabalhistas e de segurança na área de vigilância sanitária, poder-se-ia enquadrar tal ato em uma quebra da salubridade do local de trabalho onde se encontrava o protagonista do ato”.  O clínico geral é da opinião que a “performance” serviu de um péssimo exemplo para a sociedade, tendo em conta que  “o sangue pode ser melhor empregado para ajudar pessoas que realmente precisem dele, nos hospitais, pois são tantos doentes que aguardam transfusões para lhes assegurar a vida”.


Questionada  pelo Blog, nesta terça-feira, dia 24, se havia  assistência médica ou se a instituição endossa esse tipo de apresentação, a UFC silenciou. Apenas disse que “não comentaria o assunto”. A repercussão tomou proporção nacional a partir do choque provocado pelas imagens divulgadas publicamente na internet.

_________________________________________

Ancoradouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário