quinta-feira, 19 de maio de 2016

Anulada visita de diplomata vaticano à Venezuela


A Nunciatura Apostólica em Caracas anunciou nesta quarta-feira, (18/05), que “por motivos que não dependem da Santa Sé", Dom Paul R. Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados, não irá à Venezuela como havia sido programado e anunciado.

Na visita, o arcebispo deveria presidir a consagração de um bispo e encontrar-se com autoridades e expoentes da oposição, entre os dias 24 e 29 de maio.

A notícia da anulação da viagem foi confirmada por Dom Mario Moronta Rodríguez, bispo de San Cristóbal com um comunicado. A ordenação episcopal de Dom Francisco Escalante será celebrada pelo Núncio Apostólico, Dom Aldo Giordano.

Crise está levando país ao colapso

A Venezuela está hoje à beira da falência econômica e social: a população sofre com a maior inflação do mundo, a falta de mantimentos e cortes de energia. No país que possui a maior reserva de petróleo do mundo, a situação piora diariamente. No início da semana, o Presidente Nicolas Maduro emitiu um decreto que deve aumentar ainda mais as tensões, ao declarar "estado de exceção e emergência econômica" e atribuir poderes especiais às Forças Armadas.

Válido inicialmente por 60 dias, o decreto também deve restringir o poder do Parlamento.

População sofre graves consequências

Pessoas fazem filas em todos os tipos de estabelecimentos e serviços e se deparam constantemente com prateleiras vazias. Nos hospitais, recém-nascidos morrem por falta de oxigênio para a ventilação mecânica. Faltam medicamentos importantes, e a higiene nos ambulatórios é catastrófica.

A coalizão de oposição Mesa de Unidade Democrática (MUD) tenta revogar o mandato do presidente – sucessor de 17 anos de mandato Hugo Chávez – com a realização de um Referendo, do qual o governo se recusa a reconhecer a legitimidade.
____________________________________________
Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário