terça-feira, 24 de maio de 2016

Homilética: 9º Domingo do Tempo Comum - Ano C: “Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

  
A liturgia deste domingo dá-nos conta da expansão da fé, não mais confinada ao território histórico de Israel. Este tema está bem presente no convite do refrão do Salmo, a anunciar o Evangelho em todo o mundo.

Na primeira leitura, o rei Salomão constrói um grandioso templo em Jerusalém como habitação para Deus. Nesse lugar, Salomão invoca o Senhor, pedindo que escute as orações que os estrangeiros lhe dirigirem no Templo de Jerusalém, de modo que o Senhor seja conhecido para lá das fronteiras de Israel e todos os povos possam prestar culto ao Deus de Israel. Pelo que se percebe na oração de Salomão, todos os povos teriam oportunidade de conhecer o nome de Deus conforme revelado ao povo de Israel.

Na segunda leitura, Paulo apresenta-se como guardião do verdadeiro Evangelho de Cristo que é anunciado também aos pagãos, reclamando a falsidade de qualquer outra mensagem que negue que a salvação de Deus vem pela fé em Jesus Cristo, de quem ele recebeu o Evangelho que agora transmite. Na defesa dessa boa notícia da salvação gratuita, Paulo enfrenta toda espécie de conflitos.

O Evangelho mostra-nos a grande fé de um estrangeiro, um oficial romano, que coloca toda a sua confiança na misericórdia de Jesus e na sua Palavra, enquanto pede a cura de um seu servo.

O centurião romano, equivalente a um capitão na hierarquia militar atual, foi elogiado por Jesus pela sua grande fé: “Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Depois de professar uma fé tão viva em Jesus e de ser assim elogiado por ele, é de pensar que a vida daquele homem não foi mais a mesma. Jesus cede à sua súplica e mostra admiração pela grande fé deste homem estrangeiro revelando o verdadeiro nome de Deus, que não se circunscreve num recinto sagrado, não faz acepção de pessoas, ultrapassa barreiras culturais e manifesta-se a todos os povos, oferecendo-lhes gratuitamente a salvação em Jesus Cristo.

Um livrinho titulado “Cartas dos amigos de Cristo” traz uma carta imaginária do centurião a Jesus. Gostaria que você também a conhecesse:

“Senhor: não pude agradecer-te; tive fé em ti, e vejo que a minha fé não foi confundida. O meu servo está são, mais forte do que antes. Que poder o da tua palavra! Queremos visitar-te, a minha mulher, o meu criado que curaste – que quer ir a todo custo – e eu. Mais do que nunca, sou indigno de que venhas a minha casa; também não preciso que o faças, e não o digo por desprezo nem por egoísmo, mas porque notamos a tua presença em nós e entre nós, invisível, mas palpável; não saberia explicá-lo, Tu me entenderás. (…) a tua presença nesta casa onde nunca estiveste é constante e viva, e enche-nos de paz e de serenidade interior. (…) Venho de um ambiente em que prevalecem o poder, o domínio, a política, e em ti não encontro nada disso. No entanto, parece que, misteriosamente, tens o segredo de exercer toda a autoridade ou todo o poder, mas de outra maneira, com outro estilo. (…) Embora não tenha neste momento grandes problemas de comando, receio que possam vir a aparecer quando eu tiver de obedecer e os meus superiores não exercerem devidamente a autoridade; penso que até poderão dar-se graves conflitos entre as exigências de algumas ordens e os imperativos da minha consciência. Há tantas injustiças e tantas extorsões… Mas também espero que a tua luz e a tua palavra, remota e presente, sempre eficaz, me iluminem e me levem a aceitar sacrifícios e renúncias a serviço da verdade. (…) Um abraço.”

A abertura a todos os povos completa-se com a vinda de Jesus. Ele (e não mais o templo) é a fonte e o caminho de salvação universal.


COMENTÁRIO DOS TEXTOS BÍBLICOS

Leituras: 1Rs 8,41-43; Gl 1,1-2.6-10; Lc 7,1-10
 
O Evangelho (Lc 7, 1-10) apresenta-nos a figura de um centurião que é modelo de muitas virtudes: fé, humildade, confiança no Senhor.

Este centurião é também para nós um exemplo de homem que sabe pedir. A fé deste homem arrancou a admiração de Jesus, porque se diz que “Jesus ficou admirado”.

É uma fé humilde. A humildade deste homem é verdadeiramente surpreendente e transparece em tantos particulares (Não só nas famosas palavras: Eu não sou digno…, antes de tudo da relação que há entre ele e seu servo: aquele servo não é uma coisa, mas uma pessoa, um amigo(“a quem prezava”); por ele, se dispõe pessoalmente, e esta é humildade, da melhor qualidade! Indica que, também na vida, ele não é um homem que olha os outros do alto de seu cargo, não faz pesar sua superioridade, mas sabe colocar-se ao lado dos mais humildes. Em segundo lugar, ele não vai pessoalmente a Jesus, porque, como pagão, se considera indigno de comparecer à sua frente.

É a própria fé deste homem que é humilde; tem uma fé  capaz de deslocar montanhas, e não o percebe, aliás, parece até se envergonhar, porque tenta justificá-la. Como se dissesse: nenhum mérito há de minha parte em crer que tu podes curar meu servo; vejo como me obedecem meus súditos!

Mas exatamente aqui está o milagre de sua fé que arranca a admiração de Jesus: “Também eu estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: Vai, ele vai; e a outro: Vem! ele vem; e ao meu empregado: Faze isto!, ele o faz” (Lc 7, 8). A lógica é clara: ele responde pelos próprios atos diante de seu superior, este por sua vez ao governador local, que por fim responde a César, em Roma. A autoridade que se espera seja exercida por Jesus se encontra nas mesmas condições. A argumentação é notável!

Este homem entendeu – certamente pelo dom do Espírito Santo – que os milagres de Jesus brotam de sua obediência ao Pai e isto, em Israel, não o tinha entendido ninguém, nem mesmo os discípulos mais íntimos! Entende-se por que Jesus ficou comovido.

O ensinamento mais importante desse texto evangélico é a fé do centurião; a qualidade daquela fé! É uma fé humilde, sim, mas corajosa; dir-se-ia até mal-educada, indiscreta, segura demais de si, se isto não resultasse que a Jesus agradava exatamente assim: “Em verdade, vos digo: se alguém disser a esta montanha: arranca-te e joga-te no mar, sem duvidar no coração, mas acreditando que vai acontecer, então acontecerá” (Mc 11,23). O dito de Jesus quer dizer que a fé faz superar todos os obstáculos; que entre o que Deus pede ao homem com a fé e aquilo que ele está disposto a lhe dar há a mesma desproporção que existe entre um grãozinho de mostarda e um monte que se desloca.

O centurião colocou seu servo nas mãos de Jesus; sabia que não podia fazer outra coisa a não ser o bem: e voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado.

Eis o ensinamento do Evangelho de hoje: crer de maneira simples e corajosa, ousar muito em matéria de fé, pedir “sem duvidar.”

Nossa fé é, muitas vezes, extremamente intelectual, muito cerebral; consiste em crer que aquilo que Deus falou seja verdadeiro(crer na veracidade de Deus), mas não em crer que o que prometeu acontecerá (crer no poder de Deus). Enfim, falta-nos a fé nos milagres.

Revistamo-nos da humildade do centurião com aquelas palavras que ele foi o primeiro a dizer e que atravessaram os séculos até nós: Senhor, não sou digno; mas abracemos também sua fé: Dize somente uma palavra e eu ficarei curado.

PARA REFLETIR

Caros irmãos e irmãs, neste Domingo a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre a beleza da experiência de fé.  O Evangelho nos leva até à cidade de Carfarnaum, local onde serve de cenário para mais um milagre operado por Jesus.  Cafarnaum era uma cidade de fronteira e possuía uma guarnição militar com tropa de soldados de Herodes Antipas.  O personagem central é um centurião, ou seja, um oficial do exército de Herodes, certamente um pagão de origem Síria.  A perícope evangélica nos diz que este oficial tinha um servo a quem muito estimava e que estava gravemente enfermo (v. 2).  Como pagão, ele não ousava aproximar-se de Jesus e, por isto, envia a Jesus uma delegação, para que possa obter dele a cura para o seu servo.

O texto nos mostra que os delegados judeus enviados pelo centurião intercedem com insistência a seu favor e justificam: “Ele ama a nossa nação, e até nos construiu uma sinagoga” (v. 5).  Jesus segue com eles para a casa do centurião, mas no caminho, recebe uma mensagem trazida pelos seus amigos: “Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa; nem mesmo me achei digno de vir ao teu encontro.  Diz, porém, uma palavra, para que o meu servo seja curado” (v. 6-7).  O texto nos mostra que o centurião acredita no poder salvífico de Jesus.  Basta que Jesus diga uma única palavra para que e o seu servo seja curado.

E Jesus, ao receber este recado por meio dos subordinados do centurião, admirou a fé desse homem: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé” (cf. Lc 7,9). De fato, mesmo sendo uma pessoa que não pertencia ao povo da aliança, esse oficial se mostra como um exemplo de virtudes. Ele manifestou a caridade para com o próximo, pois estava pedindo ajuda não para si mesmo, mas para um dos seus servos, que se encontrava enfermo; demonstrou também uma grande fé e uma enorme confiança na pessoa de Jesus; e ainda mostrou ser humilde, ao ponto de pedir apenas uma palavra do Senhor, sem necessitar da sua presença junto ao doente.

A humildade, como de fato, era uma virtude apreciada em Israel.  Os rabinos ensinavam que Abraão era um homem humilde.  De Moisés se diz que era o mais humilde de todos os homens da terra (Nm 12,3).  O centurião pode ser identificado como um homem humilde porque ele se humilha, solicitando a ajuda dos chefes dos judeus e chega ao ponto de julgar-se indigno de ir ter-se pessoalmente com Jesus.  Ele respeita o costume dos judeus, pois sabe que eles não podem se encontrar com os pagãos e não quer que Jesus venha correr o risco de ficar contaminado, entrando na sua casa.  Basta que Jesus dê uma ordem e a doença que atinge o seu servo irá desaparecer.

O texto não apresenta a palavra milagrosa de Jesus, apenas faz constatar a cura realizada à distância. O milagre da cura do servo do centurião apresenta um aspecto bem específico: Jesus não se encontra com o doente.  Eles não se falam; não se tocam e estão longe um do outro.  A cura é realizada mediante uma palavra pronunciada à distância.  Podemos observar que neste episódio a palavra de Jesus revela todo o seu poder. Mesmo não estando presente de forma visível neste mundo, Jesus continua realizando os mesmos prodígios.  Basta que tenhamos a mesma fé do centurião e acreditemos na eficácia da ação de Jesus. A palavra de Jesus é eficaz também em nossos dias.

Este centurião é também para nós um exemplo de homem que sabe pedir. A sua fé ganhou a admiração de Jesus.  Uma fé humilde, mas também corajosa. O centurião colocou o seu servo enfermo nas mãos de Jesus.  Ele sabia que Jesus só poderia fazer o bem.  Ele confiou no poder de Jesus.

O exemplo desse oficial romano foi considerado tão importante para a Igreja que até se tornou parte da liturgia eucarística. De fato, antes da comunhão o sacerdote diz: “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, e toda a assembleia responde com as palavras do centurião: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”.

Além da humildade, o centurião manifesta ser portador de uma grande fé, que fez o Cristo ficar admirado.  O texto nos leva a perceber que também na vida, este centurião não é um homem que olha os outros do alto de seu cargo, não faz pesar sua superioridade, mas sabe colocar-se ao lado dos mais humildes.  O texto evangélico descreve o seu perfil como um homem bom, sensível ao sofrimento do outro e capaz de estima para com seu empregado (cf. Lc 7,1); homem querido pelo povo por ser caridoso e religiosamente sensível, pois mesmo sem ter religião, construiu uma sinagoga para os judeus (cf. Lc 7,5). Apesar de não conhecer Jesus pessoalmente acredita nele como o Senhor da Vida e radicalmente crê na sua Palavra. A fé não tem fronteiras.

Jesus elogia a fé do oficial romano, de um pagão, de um homem taxado de impuro pela religião oficial, portanto, não beneficiário das bênçãos de Deus. É justamente o contrário do que aconteceu. Mostrou ter ele uma fé corajosa e sólida, a ponto de ser ele elogiado por Jesus.

Em virtude do milagre ter sido realizado em prol de um estrangeiro, a liturgia traz para a nossa reflexão na primeira leitura um significativo trecho da oração de Salomão, onde diz: “Senhor, pode acontecer que até um estrangeiro que não pertence a teu povo, Israel, escute falar de teu grande nome, de tua mão poderosa e do poder de teu braço. Se, por esse motivo, ele vier de uma terra distante, para rezar neste templo, Senhor, escuta então do céu onde moras e atende a todos os pedidos desse estrangeiro, para que todos os povos da terra conheçam o teu nome e o respeitem, como faz o teu povo Israel, e para que saibam que o teu nome é invocado neste templo que eu construí” (1Rs 8,41-43). É o templo de Jerusalém, a Casa de Deus, aberta para todos os povos da terra, pois Deus quer salvar a todos.  Assim também é a Igreja nos tempos atuais. Nela ninguém é estrangeiro, mas todos pertencem à família de Deus.

Eis o ensinamento do Evangelho de hoje: crer de maneira simples e pedir sem duvidar. Saibamos imitar a fé humilde desse centurião. Ele buscou caminhos para se encontrar com o Senhor e obter o milagre que desejava. Foi um caminho feito tendo como base a fé. Saibamos também nós ter um encontro com o Senhor, mas deixemos que Ele também nos encontre.  Comecemos este caminho com a oração, com a prática da caridade e o louvor, para que o Senhor se encontre conosco.  Deixemos também que Jesus entre em nossa vida, em nossa casa, em nossos relacionamentos, para fortalecer nossa fé e para termos uma sólida confiança no poder da sua Palavra e assim, iluminados pela fé, possamos enxergar a sua presença em nosso meio. Assim seja.

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