domingo, 22 de novembro de 2015

Papa Francisco visitará a Sinagoga de Roma


O Papa Francisco visitará a Sinagoga de Roma em 17 de janeiro de 2016. O convite foi feito pelo Rabino Chefe, Riccardo Di Segni, e pela Comunidade Judaica de Roma.

Trata-se da terceira visita de um Papa à Sinagoga de Roma, depois das visitas de João Paulo II e Bento XVI. A visita será caracterizada pelo encontro pessoal do Papa com os representantes do judaísmo e os membros da comunidade. 

Sobre os sentimentos com os quais os judeus romanos esperam esta visita eis o que disse o porta-voz da Comunidade Judaica de Roma, Fabio Perugia, entrevistado pela nossa emissora.

Perugia: “Olhamos para esta visita com alegria renovada porque é a terceira visita, mas, obviamente, na história cada passo deve ser feito e nada deve ser dado como certo. É um grande sinal na  esteira do diálogo que iniciou com João Paulo II e continuou com o Papa Ratzinger e hoje se renova com o Papa Francisco.”

O encontro se realiza há 30 anos da visita histórica de João Paulo II que foi de alguma forma um novo início, um percurso que prossegue.

Perugia: “Um percurso que prossegue, certamente, e que esperamos possa abrir novas portas no diálogo inter-religioso entre os dois irmãos da história da Bíblia.” 
Neste momento em que há quem usa o nome de Deus, blasfemando, como disse o Papa Francisco, para justificar a violência. Uma visita desse tipo dá uma mensagem oposta, ou seja, de paz, reconciliação e caminho juntos.

Perugia: “Certamente as boas forças deste mundo devem se unir quando assistimos tragédias desumanas. Acredito que o Rabino Chefe de Roma e o Papa Francisco terão ocasião de falar durante esta visita também sobre os esforços de paz que devem ser realizados para dar uma nova injeção de humanidade a esta Europa ferida.” (MJ)
_________________________________________

News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário