sábado, 16 de janeiro de 2021

Arcebispo dos Estados Unidos pede o fim da pena de morte



Próximo às três execuções federais programadas para janeiro nos Estados Unidos, o arcebispo Paul Coakley, presidente do Comitê de Justiça Doméstica e Desenvolvimento Humano dos bispos dos EUA, expressa profundo choque e preocupação com a repentina escalada da aplicação da pena de morte em solo estadunidense.

“Passaram-se sessenta anos desde que ocorreram execuções federais nos Estados Unidos”, disse ele, acrescentando que “historicamente houve apenas quatro, sendo a última em 2003”. No ano passado, no entanto, “houve dez execuções federais, o que é mais do que o total combinado de todos os cinquenta estados”.

O arcebispo Coakley, em entrevista ao Vatican News, expressou a oposição da Igreja ao uso da pena de morte, já que o governo do presidente Donald Trump acelera o ritmo das execuções federais em seus últimos dias à frente da Casa Branca.

Três execuções nos últimos dias do governo Trump

Na quarta-feira, 13, o governo dos Estados Unidos executou Lisa Montgomery, a única mulher no corredor da morte federal. Montgomery foi condenado em 2007 no Missouri pelo sequestro e assassinato de Bobbie Jo Stinnett, que na época estava grávida de oito meses. A execução de Montgomery foi a primeira em 2021 e a décima primeira desde o ano passado.

O governo também executou Corey Johnson na quinta-feira, 14, por uma série de sete assassinatos em 1992. Johnson cometeu os assassinatos para promover uma empresa de drogas. Embora os advogados de Johnson tenham argumentado por um atraso na execução, alegando que Johnson testou positivo para o coronavírus no mês passado, os tribunais não foram receptivos às suas reivindicações.

O governo Trump pretende executar seu último preso, Dustin J. Higgs, na sexta-feira. Higgs foi condenado à morte pelos assassinatos de três mulheres em 1996 em Maryland. Se a execução continuar como planejado, a morte de Higgs será a terceira esta semana.

Diálogo com autoridades políticas

O Arcebispo Coakley, assim como vários bispos dos Estados Unidos, têm sido muito veementes com relação à condenação da pena de morte. No mês passado, o arcebispo Coakley emitiu uma declaração conclamando o governo a interromper as execuções federais em reconhecimento à “dádiva imerecida de Deus de amor que se doa”.

Refletindo sobre as execuções programadas, o arcebispo expressou seu desejo de que a administração possa “suspender as execuções que estão programadas para as próximas horas”.

Olhando para a próxima administração do presidente eleito Joe Biden, programada para 20 de janeiro de 2021, o Dom Coakley espera que haja oportunidades de diálogo em relação à pena de morte. O religioso também destacou o envolvimento ativo dos católicos nos Estados Unidos na conscientização, na manifestação contra a pena de morte e na formação das consciências.

Assunto que preocupa o Papa Francisco

Relembrando a defesa do Papa Francisco pela santidade à vida e a oposição ao uso da pena de morte, Dom Coakley saudou a franqueza do Santo Padre com relação a este assunto. “Isso é muito útil para nós, como bispos nos Estados Unidos e como católicos, sermos capazes de alinhar nossa mensagem com a do Santo Padre”, disse o arcebispo.
____________________________________
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário