sábado, 16 de janeiro de 2021

Arcebispo de Manaus suplica: "Pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio"

Clamor de socorro de dom Leonardo Steiner escancara situação crítica da capital do Amazonas, atingida em cheio pela segunda onda de covid-19



Arcebispo de Manaus suplica: “Pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio”: o enfático pedido de ajuda lançado por dom Leonardo Steiner é mais uma mostra da situação crítica da capital do Amazonas, que, atingida em cheio pela segunda onda de covid-19, está sofrendo o drama da falta de cilindros de oxigênio nos hospitais.

Nesta quinta-feira, 14 de janeiro, o Estado cujo território é o mais extenso do país, no coração da floresta, contabilizou 3.816 novos casos de infecção em 24 horas, seu recorde até o momento. Ao longo da pandemia, o Amazonas acumula quase de 225 mil casos e se aproxima dos 6.000 óbitos.

Doentes chegaram a falecer nesta quinta por falta de oxigênio, segundo relatos chocantes de médicos e enfermeiros. Os profissionais da saúde da capital amazonense tiveram de apelar para a ventilação manual na tentativa de atender pacientes com falta de ar. Ao longo desta sexta-feira, aviões da Força Aérea Brasileira começaram as transferências de cerca de 200 pacientes de Manaus para hospitais em outros Estados. Em paralelo, uma campanha nacional mobilizou brasileiros de todas as regiões a enviarem donativos ao Amazonas para a compra urgente de cilindros de oxigênio.

Arcebispo de Manaus suplica ajuda

O colapso do sistema de saúde da cidade levou o arcebispo dom Leonardo Steiner a divulgar uma súplica em vídeo em nome do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que é formada pelas dioceses do Amazonas e de Roraima:

“Na primeira onda, as pessoas morriam por falta de informação, por falta de leitos nos hospitais, por falta de leitos nas UTIs do Amazonas e de Roraima. Hoje, na segunda onda, as pessoas vêm a óbito por falta de leitos nos hospitais, por falta de leitos nas UTIs e, por incrível que pareça, por falta de oxigênio. Pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio, providenciem oxigênio. As pessoas não podem continuar a morrer por falta de oxigênio, por falta de leitos nas UTIs”.

Dom Leonardo pediu que “a política que divide” e “os lucros em cima da pandemia” sejam postos de lado em nome da união de todos em prol da população necessitada:

“Que todos nós possamos dar a nossa contribuição e nos engajar solidariamente no cuidado da vida de todas as pessoas”.

O Regional Norte 1 da CNBB divulgou a seguinte conta bancária para receber donativos destinados a auxiliar os doentes de covid-19 no Amazonas e em Roraima:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM-RR)
CNPJ: 33.685.686/0012-03
Banco Bradesco
Agência 0320
C/C: 054104-4
__________________________________________
Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário