quarta-feira, 19 de junho de 2013

São Tomás More e as manifestações do Passe Livre


Em junho, mais especialmente no dia 22 celebramos a memória daquele santo que foi constituído no ano de 2000 em padroeiro dos políticos cristãos, pelo Bem Aventurado João Paulo II. São Tomás More marcou sua existência pela lealdade, integridade e fidelidade a sua consciência como ministro e conselheiro do Rei Henrique VIII da Inglaterra.

Preferiu a morte por decapitação a trair seus princípios, recordando a todos os que se dedicam a política que há uma hierarquia nos valores e na fidelidade : Deus, a consciência, a justiça, o bem comum e a lealdade a um partido ou programa de governo. Não somente se opôs com seu exemplo e vida ao maquiavelismo renascentista campeante , hoje, na arena dos nossos dirigentes : a busca do poder pelo poder, a todo custo e a todo preço; mas soube no seu romance a "Utopia",  mostrar que o sonho e a esperança de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária devem fazer parte da mística de quem quer servir a seus irmãos através de um cargo público.


As manifestações do passe livre, aqui conhecidas como cabruncos livres, expressam um descontentamento e um descrédito do sistema político dominante e na sua capacidade de atender as demandas e as dividas sociais.

São ainda muito diversas e espontâneas, não apresentando uma plataforma clara do que se reivindica, mas contem um sadio espírito participativo, uma articulação e uma convocação aberta e democrática, e o que parece mais importante desejam mudanças de fundo, não apenas de fachada ou de troca de pessoas no governo.

Tornam-se necessárias novas praticas políticas, que aprofundem a democracia, que gerem o poder-serviço, e uma cidadania mais consciente e protagonista da sua história.    Está na hora de retomarmos a caminhada de São Tomás More, porque o sonho do povo vira realidade quando mobilizado, só com um amor e uma paixão profunda pelo ser humano e pela sua dignidade, conseguiremos transformar a vida política e as instituições da nossa querida Pátria.


Deus seja louvado !


Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário