segunda-feira, 24 de junho de 2013

São João Batista, o Reino vem chegando!


O mês de junho é animado e iluminado pela Natividade de João Batista, o precursor e o batedor dos caminhos de Deus. Coube-lhe a missão de preparar um povo justo e integro para a chegada do Salvador. É o homem do deserto, da pureza da Aliança, que conclama para a conversão de vida e a endireitar as estradas e rumos da existência.

Seu perfil de profeta, mártir, celibatário e consagrado para ser a voz o microfone da verdadeira Palavra e a lâmpada da Luz Eterna, faz ressoar ainda hoje na Igreja seu chamado a santidade e a justiça. Ele era uma presença incomoda e interpeladora para a corte do rei Herodes, e para seus asseclas. Nestes dias em que parece assomar uma reação a corrupção generalizada e ao maquiavelismo político reinante, celebrar a memória de São João Batista é um verdadeiro estímulo para passar a limpo o pais, para passar da ficha limpa dos candidatos a ficha nova de lideranças e partidos não atrelados ao marasmo e a impudica do poder.

Fazendo ecoar o grito do Espírito Santo, que quer renovar estruturas e instituições, trazendo transparência e controle social, abrindo novos canais de participação e decisão. Chegou a hora de escutar o convite mobilizador do Batista a uma renovação total da nossa vida, inspirando novas formas de exercício do poder-serviço, novos relacionamentos, que nos façam passar da condição de súbditos e de platéia passiva a de protagonistas e gestores da história.

Que São João Batista nos leve ao resgate do sentido da vida e a seu pleno respeito, a fortaleza do vinculo conjugal e familiar, a lutar por uma educação de qualidade, saúde e atendimento médico-hospitalar para todas as pessoas, trabalho digno e decente, e uma democracia adulta e participativa. Que a chegada do Reino que o Precursor preparou e antecipou, traga mudanças profundas em nossa querida Pátria, para não sermos famosos somente pelo futebol, mas pela coragem cívica, pelo amor a verdade e a soberania da Nação, pela fidelidade aos princípios cristãos. Que a Terra da Santa Cruz seja o que deve ser! 


Dom Roberto Francisco Ferreira Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário