domingo, 2 de junho de 2013

Reconhecimento mútuo do Batismo em Igrejas nos Estados Unidos



No dia 29 de janeiro de 2013, nos Estados Unidos, foi dado um significativo passo no caminho da unidade dos cristãos. Nessa data, em Austin, representantes de cinco igrejas cristãs assinaram um Acordo de reconhecimento mútuo do batismo.

Coroando um período de sete anos de conversações, a Igreja Católica Romana, a Igreja Presbiteriana (EUA), a Igreja Cristã Reformada, a Igreja Reformada da América e a Igreja de Cristo Unida reconheceram mutuamente o batismo, rejeitando qualquer ato que possa significar um rebatismo. Para a validade, requer-se no batismo o elemento água e a fórmula trinitária: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


O secretário geral da Igreja Reformada da América, Wes Granberg Michaelson, lembrou que um acordo semelhante já foi assinado na Austrália e na Alemanha. Por sua vez, o bispo Joe Vasques, da Igreja Católica de Austin, afirmou que “este esforço ecumênico, este reconhecimento mútuo do batismo, é parte de nossa resposta à oração de Jesus: ‘Que todos sejam um’”.

Além da Austrália e Alemanha, declarações de reconhecimento recíproco do batismo foram assinadas no Brasil (1979) entre luteranos, anglicanos e católicos; na Argentina (1986) entre a Igreja Católica e a Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP); no Uruguai (1993) entre a Igreja Católica e a Igreja Luterana Unida; na Noruega (1997) entre a Igreja Metodista Unida e a Igreja da Noruega (luterana); no Oriente Médio (1991) entre a Ortodoxa, Patriarcado de Antioquia, e a Igreja Sirian Ortodoxa (pré-calcedoniana); na Polônia (2000), entre a Igreja Católica, Luterana, Igreja Evangélica Reformada, Igreja Metodista e Igreja Ortodoxa; no Chile (1999), entre a Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Evangélica Luterana, Metodista, Reformada, Comunidade dos Irmãos e duas igrejas pentecostais; no Egito (1989), entre ortodoxos e coptas; na República Eslovaca (2001), entre luteranos, católicos romanos e católicos gregos; na Nova Guiné (2003) entre a Igreja Católica Romana, Igreja Luterana e Igreja Anglicana; nas Jordânia (2006) entre luteranos e reformados.


No Brasil, no dia 15 de novembro de 2007, representantes das igrejas-membro do CONIC (Católica Romana, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana, Presbiteriana Unida e Sirian Ortodoxa) assinaram um Ato deReconhecimento Mútuo do sacramento do Batismo. A assinatura teve lugar no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, por ocasião da celebração dos 25 anos do CONIC.


Artigo escrito por
Carlos Jeremias Klein

___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário