domingo, 23 de junho de 2013

Discurso do Papa à Associação dos Santos Pedro e Paulo


DISCURSO
Audiência com os membros da Associação dos Santos Pedro e Paulo
Sala das Bençãos do Palácio Apostólico
Domingo, 23 de junho de 2013

Bom dia!

Gostaria de dizer-vos obrigado, muito obrigado! Desde o início vocês me acompanharam com a vossa oração, com o vosso afeto e com os vossos preciosos serviços nas várias celebrações. Por isto agradeço-vos de coração.

Sei que “nos bastidores” há muito trabalho de organização. E depois sei que, além do vosso serviço de acolhida na Basílica de São Pedro, para as celebrações litúrgicas, o vosso apostolado se estende às atividades culturais e caritativas. Sobretudo a caridade, a atenção concreta para com os outros, para com os pobres, frágeis e necessitados é um sinal distintivo do cristão. Vocês têm também um intenso programa de formação dos aspirantes e dos jovens estudantes que querem participar da vida da Associação. Crescer na consciência e no amor de Deus é essencial para levar e para viver a sua misericórdia a todos, vendo no rosto de quem encontramos a sua Face. Por tudo isto, desejo exprimir-vos o meu apreço e a minha gratidão. Felicito também os vinte e dois novos sócios que fizeram a sua promessa nesta manhã: o amor de Cristo seja sempre a vossa certeza, para serem suas testemunhas generosas e convictas!


É belo fazer parte de uma associação como a vossa, composta por homens de diversas idades, unidos no comum desejo de dar um particular testemunho de vida cristã, servindo à Igreja e aos irmãos sem pedir nada em troca. Isto é belo: servir sem pedir nada em troca, como fez Jesus. Jesus serviu a todos nós e não pediu nada em troca! Jesus fez as coisas com gratuidade e vocês fazem as coisas com gratuidade. A vossa recompensa é propriamente esta: a alegria de servir ao Senhor e de fazê-lo juntos! Conheçam-No sempre mais, com a oração, com os dias de retiro, com a meditação sobre a Palavra, com o estudo do Catecismo, para amá-Lo sempre mais e servi-Lo com coração generoso e grande, com magnanimidade. Esta bela virtude cristã: a magnanimidade, ter um coração grande, alargar o coração sempre, com paciência, amar todos; e não aquela pequenez que nos faz tanto mal, mas a magnanimidade. O vosso testemunho será mais convincente e eficaz e também o vosso serviço será melhor e mais alegre.

Confio-vos todos à materna proteção de Maria e à intercessão dos Santos Pedro e Paulo. Rezo também pelos vossos familiares, especialmente os doentes, e pelos vossos filhos que estão crescendo. Vi tantas crianças aqui: é belíssimo, é belíssimo! Continuem a rezar por mim. A todos com afeto a minha Benção. Obrigado!

Agora vos darei a Benção. Pensem em todos aqueles aos quais querem tanto bem: na família, nos amigos, a fim de que a Benção se estenda sobre eles. Mas pensem também em alguns a quem não querem tanto bem, alguns que fizeram mal a vocês, alguns com os quais vocês estão um pouco irritados. Pensem também nestes e que a Benção seja também para eles.
__________________________________________

Fonte: Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário