segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Porta Estreita


Por que o Senhor afirma que a porta é estreita e que muitos tentarão e não conseguirão? Será que Deus nos preparou uma armadilha?

De modo algum! Na Casa do Pai há tantas moradas...

A porta é estreita porque nos tornamos grandes demais, autossuficientes demais, prepotentes demais, demasiadamente cheios de nós mesmos, inchados! A porta é estreita porque nossas manhas sãos largas... Portanto, há um combate a ser travado em nós, para nos adequarmos ao Reino de Deus. 


O Reino é para os pequenos, e nos tornamos gigantes pelo orgulho, a soberba, a autossuficiência. O Reino é para as crianças, e nos tornamos adultos no sentido da velhacaria, da desconfiança, do cinismo, do cálculo segundo a carne!

Quando Miguel de Unamuno morreu, encontraram na sua mesa de trabalho estes versos:

"Aumenta a porta, meu Pai, para que eu possa passar!
Tu a fizeste para as crianças e eu cresci, a meu pesar!

Se não aumentas a porta, diminui-me, por piedade!
Faz-me voltar à idade em que viver era sonhar!".


Eis! Voltar a ser criança, a ser pobre, a ser confiante, pequeno, ante o Senhor! Em uma palavra: deixar que o Senhor reine em nós, que o Seu Reinado nos invada! Mas, o quê?! Crescemos, queremos nós mesmos controlar nossa vida, decidir de modo autônomo, sem Deus, os nossos passos! Seguindo nossa lógica, nossos instintos, nossas paixões, não entraremos! Não entrará no Reino quem primeiro não deixar o Reino entrar em si, no seu coração e na sua vida!


Dom Henrique Soares da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário