domingo, 11 de novembro de 2012

A Oração do Senhor: O Pai Nosso.



Um dia, depois de Jesus ter orado a seu Pai celestial, um discípulo se aproximou e lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou seus discípulos” (Lucas 11,1). Então, Jesus lhes ensinou o Pai Nosso: “Pai Nosso, que estás no céu, santificado seja o teu Nome; venha a nós o teu Reino, faça-se a tua vontade na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão cotidiano, perdoa as nossas ofensas, como também nós perdoamos aos que nos ofendem; não nos deixes cair na tentação, e livra-nos do mal” (Mateus 6,9-13).

O Pai Nosso deve ser a nossa oração preferida, posto que ela foi ensinada pelo próprio Deus.


IDÉIAS PRINCIPAIS

     1.      O Pai Nosso, a principal oração cristã.

A oração fundamental do cristão é o Pai Nosso, que os Apóstolos aprenderam dos lábios de Jesus. Por isso é conhecida também como “oração dominical”, porque vem do Senhor. Tertuliano afirma que “a oração dominical é, na verdade, o resumo de todo o Evangelho”. É, pois indubitável que se trata da oração mais perfeita de todas, sendo a oração por excelência da Igreja. Como não podia deixar de ser, o Pai Nosso modela a oração constante da Igreja e de cada cristão em particular: na Missa, nos sacramentos, na liturgia das horas, nos sacramentais, no Santo Rosário, a presença do Pai Nosso é constante.

     2.      Jesus Cristo nos ensinou o Pai Nosso.

Como vimos, o mesmo Jesus Cristo nos ensinou com quais palavras devemos nos dirigir a nosso Pai do céu.
 
Somos seus filhos pela graça, sabemos que Ele nos ama e que está disposto a dar-nos tudo o que lhe pedirmos em nome de seu Filho, Jesus Cristo. Por isso, o Pai Nosso é, sem dúvida, a oração que mais agrada a Deus.

Devemos rezá-la com atenção e devoção, dando-nos conta do que dizemos e esforçando-nos para que o coração se identifique com as petições que pronunciamos com a nossa boca. Por isso, será importante conhecer bem o sentido do Pai Nosso.


     3.      O conteúdo do Pai Nosso.

O Pai Nosso tem uma invocação inicial e sete petições, que se referem – as três primeiras – à glória de Deus Pai; a santificação de seu Nome, a vinda de seu Reino e o cumprimento da Vontade divina; as demais apresentam a Deus nossos desejos ou necessidades.

Invocação inicial: Pai Nosso, que estais no céu. Dirigimos-nos a Deus, nosso Senhor e Pai, reconhecendo-nos como criaturas e filhos seus; e dizemos “nosso”, porque o Senhor é nosso Deus e nosso Pai, e nós somos seu povo, membros da Igreja e irmãos de todos os demais seres humanos.

1a petição. Santificado seja o vosso Nome.Pedimos que o Santo Nome de Deus – só Ele é infinitamente santo – seja reconhecido e honrado por nós e em nós, da mesma maneira que em todas as nações e em cada ser humano.

2a petição. Venha a nós o Vosso Reino. Pedimos a Deus que reine nas almas pela graça, que seu reinado se estenda por toda a terra e que depois Ele nos dê o reino da glória.

3a petição. Seja feita a vossa vontade assim na terra como nos céus.Pedimos que todos os que vivemos neste mundo saibamos unir a nossa vontade à de Jesus Cristo, para que cumpramos sempre a vontade de Deus, assim como já a cumprem os bem aventurados nos céus.

4a petição. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Pedimos que Deus nos dê aquilo que necessitamos para nosso sustento e a conservação de nossa vida corporal e espiritual.

5a petição. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Pedimos que a misericórdia de Deus perdoe nossos pecados – coisa impossível se nós não perdoamos de coração aos que nos fizeram algum tipo de mal -, seguindo o exemplo de Jesus Cristo com sua vida.

6a petição. E não nos deixeis cair em tentação. Pedimos o auxílio para vencer as tentações e perseverar na graça de Deus, o que implica discernimento fortaleza, vigilância e a grande graça da perseverança final.

7a petição. Mas livrai-nos do mal. Ao final, o cristão – junto com toda a Igreja – pede a Deus que manifeste a vitória conquistada por Cristo sobre Satanás, príncipe dos demônios, que se opõe frontalmente a Deus e a seu plano de salvação. Pedimos pois, que nos livre dos males, principalmente do pecado e da morte eterna.

Para confirmas as petições, fora da Santa Missa, dizemos Amém, querendo significar: assim pedi ao Senhor e assim espero que sua divina misericórdia realize: Amém significa “assim seja”, assim se realize o que pedi.


     4.      Rezar o Pai Nosso com devoção.

Sendo o Pai Nosso uma oração tão bela e que tanto agrada a Deus, é lógico que procuremos rezá-la com especial atenção: não podemos fazê-lo mecanicamente, repetindo palavras só com a boca, mas colocando a inteligência e o coração no que dizemos, ou seja, com atenção e devoção.


     5.      Propósitos de Vida Cristã:

- Repassar, para sabê-las muito bem, as orações comuns dos cristãos: o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo.

- Colocar toda a atenção e devoção nas orações vocais.

- Meditar com freqüência nas orações vocais.
________________________________
Referências:
Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela.
Livro "Curso de Catequesis" do Editorial Palavra, España.
Tradução: Padre Antônio Carlos Rossi Keller.

Fonte: 
http://www.portalcatolico.org.br/main.asp?View={FA024D8E-7348-409C-B01E-3A19BE979AC2}&Team=&params=itemID={B314146B-7B06-441D-9F5E-6EE1F049E299}%3B&UIPartUID={2C3D990E-0856-4F0C-AFA8-9B4E9C30CA74}

Nenhum comentário:

Postar um comentário