terça-feira, 27 de novembro de 2012

Missa Sertaneja. Trem Bão?



Caríssimos leitores,
Salve Maria!

Mais uma vez me deparo com um absurdo! O pior de tudo é que uma imagem vale mais do que mil palavras, e são duas imagens. Vejam:


Missa sertaneja? É isso mesmo? Missa?!


Consagração? Participação no Sacrifício? Piedade?!

A cada dia que passa, creio que cada um de nós fica muito triste quando vê uma coisa dessas. As pessoas esquecem-se do verdadeiro sentido da Santa Missa, mas e os Padres? Pessoas nas quais deveriam zelar para que uma coisa dessas não ocorra, o que está acontecendo com eles? Onde se encontra em algumas dessas fotos a dignidade para com a liturgia, o zelo para com os paramentos, entre outros? Isso é fruto do modernismo! E o pior é que ainda tem gente que diz que isso é certo. "Missa Sertaneja" existe? Isso pode ser chamado de Missa?

A alguns dias atrás conversando com um jovem de uma paróquia modernista, ele me dizia coisas sobre o Código de Direito Canônico atual. Nesse código dizia que uma comunidade na qual não houvesse sacerdote para rezar a Santa Missa, passava-se a função para um "Ministro da Palavra", seja essa pessoa homem ou mulher, e alí se fazia uma celebração sendo a distribuição da comunhão feita por "Ministros Extraordinários da Comunhão", também independente do sexo. Nesse mesmo código dizia que uma comunidade onde não há sacerdotes, ministros nem da palavra e nem da comunhão, os leigos poderiam administrar os sacramentos como: batismo, comunhão e também fazer as tais celebrações da palavra, que não passam de meros cultos protestantes!


Conversando com esse mesmo jovem, ele me dizia o quão importante é a animação na Santa Missa: cantos animados, bateria, guitarra, violão, e qualquer outro tipo de instrumento que faça com que as pessoas "vibrem" e assim gostem. Quando tentei retrucar ele me dizia: não seja tão rígido! O Concílio Vaticano II diz que a liturgia tem que ter criatividade, pois, a igreja de hoje tem que ir de encontro ao povo, pois a Missa é para o povo!

Será que esses problemas na Igreja só se agravam e isso tudo nunca acaba? Que tipo de documento diz que na Missa além de animação deve ter criatividade? Triste! E muito! Todos dizem que no fim tudo dá certo. Me desculpem, esse é o fim e Eu não estou vendo nada dando certo!

Rezemos intensamente a Deus e a Sempre Virgem Maria, para que toda a confusão, toda falta de respeito e dignidade para com Nosso Senhor acabem! E que a Igreja seja o que ela sempre foi, com a Missa que ela sempre teve, com todo o respeito e toda a dignidade que nunca deveriam ter sido perdidos!

Sancta Dei Génitrix, ora pro Nobis!

Augusto Cesar.
(Magistri Officiorum Dei Ecclesiae Catholica)
_______________________________________
Fonte: http://dominusvobiscumblog.blogspot.com.br/2011/05/missa-sertaneja-trem-bao.html

Um comentário:

  1. Missa sertaneja não é missa. Isso vale também para as missas afro, missas de cura e libertação, missas gaúchas e assim 'substantivamente'.

    ResponderExcluir