quarta-feira, 24 de junho de 2020

Bispo idoso e enfermo na China é novamente preso pelo regime de Pequim



As autoridades chinesas prenderam um bispo católico de 70 anos que está atualmente doente, obrigando-o a voltar à prisão ilegal que sofreu nos últimos 13 anos.

Dom Augustine Cui Tai, Bispo coadjutor de Xuanhua e pertencente à Igreja clandestina, foi levado para um local não especificado em 19 de junho, disseram católicos locais à UCA News.

A diocese tem a sua sede na província de Hebei, perto de Pequim.

Dom Cui esteve preso desde 2007 sem seguir nenhum procedimento judicial. Só tinha permissão para regressar a sua casa alguns dias durante feriados como o Ano Novo Lunar e o Festival do Meio Outono.

Nesse sentido, o bispo retornou à diocese em meados de janeiro, durante o feriado pelo Ano Novo Lunar. Depois disso, ele não foi levado de volta ao local de detenção, provavelmente devido ao surto do coronavírus COVID-19, disse uma fonte à UCA News.

A fonte disse que Dom Cui foi levado às pressas. À tarde, seus familiares o levaram a um local designado. Além disso, indicou que o Prelado está sofrendo de graves doenças estomacais, disse a fonte.
  
Desde sua prisão em 2007, o bispo não pode passar a Páscoa na diocese. Sua última estadia de janeiro a junho "foi a mais longa" que pôde desfrutar nos últimos 13 anos.

A fonte também disse que, quando o Governo chinês "está trabalhando para construir uma sociedade baseada no estado de direito, as autoridades não tinham motivos para manter o bispo Cui sob custódia por 13 anos de maneira intermitente". 

Dom Cui foi ordenado sacerdote em outubro de 1990. Bento XVI o nomeou em 2013 como bispo coadjutor de Dom Thomas Zhao Kexun, de Xuanhua. O bispo Zhao agora tem 96 anos.

O Vaticano, que trabalhou durante várias décadas para normalizar as relações, assinou um acordo de setembro de 2018 com o governo chinês sobre a nomeação de bispos.

Apesar do Vaticano tentar seguir um caminho de diálogo e confiança mútua, não se vê a boa vontade do governo chinês em relação à Santa Sé e à Igreja Católica, disse a fonte.

O acordo fez parte da tentativa do Vaticano de acabar com a divisão da Igreja na China entre a Igreja clandestina leal ao Vaticano e a igreja reconhecida pelo Estado sob a Associação Patriótica. Segundo relatos, foi acordado aceitar mutuamente os bispos existentes e não ter novos bispos sem acordo mútuo.

Chan Lok-shun, oficial de projetos da Comissão de Justiça e Paz da diocese de Hong Kong, disse que a detenção de Dom Cui "é uma grave violação de sua liberdade. É indignante".

Em declarações à UCA News, disse que o Vaticano e a China assinaram um acordo histórico sobre a nomeação de bispos, mas o regime chinês não respeita esse acordo.

"A situação da liberdade religiosa na China não apenas não melhorou, como piorou", disse.

Ele alegou que a nova prisão do bispo Cui foi uma prova de que o Partido Comunista Chinês "ainda estava usando métodos brutais" contra líderes religiosos que discordavam da religião do estado.

"Quão sincero ele é? Como podemos acreditar que o lado chinês cumprirá o acordo?", questionou Chan Lok-shun.
_______________________
Publicado originalmente em ACI Prensa.
Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário