quarta-feira, 10 de junho de 2020

Respeito para com a Eucaristia



São João Paulo II, em várias oportunidades, chamou atenção ao respeito para com a Eucaristia. A convocação do “Ano da Eucaristia” (2004) tinha, entre outras finalidades, chamar atenção para a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e ressaltar o respeito para com a Eucaristia.

Ao dividir a palavra respeito — res + peito — nota-se que a mesma tem a ver com aquilo que trazemos dentro da gente, lá no peito; no coração. A gente respeita aquilo que ama, que tem tanta consideração a ponto de guardá-la no coração. São coisas do peito, coisas do coração, coisas com as quais a gente mantém uma relação diferente, mais aprimorada, mais recata, mais carinhosa; mais respeitosa.

Lembro-me, numa ocasião, que antes da Missa, um jovem se apresentou para proclamar a Palavra vestindo bermuda e camiseta regata. O padre perguntou onde iria vestido daquele jeito. — Vou fazer uma leitura na Missa, respondeu. O padre lhe disse: só se colocar uma roupa mais respeitosa para a Missa. O jovem argumentou que o importante não é a roupa, mas o que está dentro do coração. Uma resposta infeliz, mas que ofereceu a oportunidade para o padre lhe ensinar uma coisa importante: se o teu coração estiver cheio de amor pela Eucaristia, a ponto de compreender o que você vai celebrar e que vai proclamar a Palavra de Deus, você não viria vestido deste modo.

Moral da história: o modo como nos apresentamos para celebrar tem a ver com o sentimento que devotamos à Eucaristia. Não se conhecendo o que é a Eucaristia qualquer roupa serve, mesmo que seja desrespeitosa para o ambiente celebrativo litúrgico, a qual se acrescenta o comentário: o que importa é o que está no coração.

A falta de respeito não se limita ao modo de vestir-se do celebrante. Tem a ver também com outras atitudes, como o silêncio, por exemplo. Noutro domingo, quatro adolescentes passaram a missa inteira (do começo ao fim) conversando, brincando e rindo; na hora da comunhão foram cochichando na fila até comungar. Será este um comportamento respeitoso? Também a postura, o modo de se comportar na Eucaristia demonstra e revela carinho ou indiferença para com a Eucaristia.

Mas não é só entre os jovens. Alguns adultos, em vez de participar totalmente na celebração, “aproveitam o tempo” para rezar novenas ou recitar o terço durante a Missa. Vão para a fila de comunhão com o terço enrolado na mão, sem deixar espaço para acolher o Corpo do Senhor. Será esta uma atitude respeitosa e participativa da Eucaristia? Cada vez mais precisamos entender que a Eucaristia é única; tão única que introduzir devoções particulares durante a celebração não tem sentido e, em alguns casos, é desrespeito para com a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e na vida cristã. Isto, aliás, já havia desaparecido, mas parece que está vindo de carona com ritos que a Igreja havia suprimido, fundamentando-se na Teologia Litúrgica e não em devoções ou arroubos sentimentalistas de alguns pregadores.

Os exemplos se multiplicam com facilidade. Na proximidade de algumas festas dedicadas à Eucaristia, como Corpus Christi, a Equipe Litúrgica Paroquial poderia aproveitar a oportunidade para uma catequese sobre o respeito para com a Eucaristia.


Serginho Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário