domingo, 2 de fevereiro de 2014

Protesto contra casamento gay atrai milhares na França


Milhares de manifestantes começaram a se reunir em Paris e Lyon neste domingo (2), em um protesto contra a legalização do casamento gay na França que mobilizou conservadores de diferentes matizes.

Os organizadores e a polícia esperam dezenas de milhares de pessoas na marcha contra a lei "Casamento para Todos", que foi aprovada pelo parlamento francês em abril do ano passado.

Diante dos protestos, o ministro do Interior, Manuel Valls, advertiu que qualquer tipo de violência contra a polícia será tratado com severidade.Cerca de 1.500 policiais foram mobilizados em Paris e 600 na cidade de Lyon.

O governo do presidente François Hollande negou especulações de que pretende aumentar o acesso à reprodução assistida e barrigas de aluguel para casais homossexuais –o que, contudo, também é um dos temas do protesto.


A introdução do programa "ABC da Igualdade" para escolas primárias francesas também gerou indignação entre os tradicionalistas, em meio a rumores na Internet de que as crianças pequenas receberão lições sobre teoria de gênero.

Os protestos são organizados pela entidade "Manifestação para Todos", uma associação de grupos de direita que surgiu em resposta à lei do casamento gay.

CASAMENTO GAY

A lei que autoriza o casamento entre homossexuais entrou em vigor na França no dia 18 de maio, após um intenso debate parlamentar e grandes manifestações dos contrários à lei.

O primeiro matrimônio gay no país foi celebrado em 29 de maio passado, na cidade de Montpellier.

Desde que começou a ser discutida, a questão foi controversa na França e atraiu multidões contra e a favor de sua aprovação.
____________________________________
Fonte: Folha de S. Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário