sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Arquidiocese de São Luís recebe carta para iniciar a beatificação de frei que viveu no Maranhão


A Arquidiocese de São Luís recebeu, em missa realizada na noite de ontem, na Paróquia São Francisco de Assis, a carta - emitida pela Ordem dos Frades Menores Conventuais - de pedido de beatificação do Frei Antonio Maria Sinibaldi, por sua atuação perante a juventude e por trabalhos comunitários desenvolvidos nos municípios maranhenses de Bom Jardim e na capital do estado. Após o procedimento, o documento - já sob posse da Arquidiocese ludovicense - será analisado e, com base nas informações recolhidas sobre os possíveis milagres alcançados por fiéis após orações ao Frei, encaminhado ao Vaticano que, em até um ano, deverá emitir parecer sobre o pedido.

A missa que ratificou o início do processo de beatificação foi prestigiada por dezenas de pessoas. Após a leitura da palavra do Evangelho, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, falou sobre Frei Sinibaldi. "Essa etapa que está se consumando hoje [ontem] nesta igreja é o reconhecimento da manifestação da bondade de Deus, que se fez presente em Frei Sinibaldi. Um homem que dedicou sua vida para transmitir a palavra de Deus aos que a ela não tinham acesso, por uma série de razões. E que fez muito pelo povo de São Luís", disse.

Em seguida, foi feita pelo pároco da Igreja de São Francisco de Assis, padre Raimundo Valdo Nogueira (acompanhado pelo Ministro Provincial da Província Romana da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Vitório Trani), a leitura na íntegra da carta expedida no dia 8 de fevereiro deste ano solicitando o pedido de beatificação de Frei Sinibaldi. "Devido à sua trajetória de vida, construída com extrema dedicação ao próximo, Frei Sinibaldi está aqui neste momento sendo agraciado como servo de Deus para, quem sabe, também ser beatificado. Quem sabe e conhece a vida dele, deve reconhecer que, independentemente do que ocorrer daqui para frente, trata-se de um homem que já escreveu uma trajetória de vida difícil de ser seguida", disse o padre Raimundo Valdo Nogueira.


Morte - Durante a missa, também foi lembrada a circunstância da morte de Frei Sinibaldi (por meio de um naufrágio, registrado no dia 7 de setembro de 1987, em viagem entre a Ponta da Madeira e a Ilha do Medo, na Baía de São Marcos). "Estava frei Sinibaldi em missão com outros 16 jovens até a Ilha do Medo, em missão do Encontro de Jovens de Cristo. Por volta das 9h do dia 7 de setembro de 1987, num dia ensolarado, a canoa em que estava o grupo naufragou. Em ato heroico, o frei Sinibaldi [um exímio nadador desde os tempos de Itália] salvou a todos os jovens, os levando a um canal próximo do local do naufrágio. Devido ao extremo esforço físico para resgatar cada jovem, o frade franciscano, que usou de caridade em vida, foi vencido pelo cansaço e veio a falecer", disse Ana Luzia Mendonça, uma das pessoas salvas por Frei Sinibaldi, na ocasião.


Por fim, dom José Belisário citou uma das últimas frases ditas por frei Sinibaldi, um ano antes de falecer. "Disse ele [Sinibaldi]: eu daria a minha vida pela juventude", lembrou Belisário.
________________________________
Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário